Pesquisador francês visita Projeto CAMISA na UFCG

O pesquisador francês Dr. Jacques Servain (foto), do Institut de la Recherche pour le Development - IRD,  esteve recentemente na UFCG, onde visitou o Projeto CAMISA - Clima do Nordeste e do Atlântico Tropical e o Movimento dos Impactos no Semi-árido, que tem sede no bloco BU da UFCG, campus de Campina Grande, sendo recebido pelo secretário executivo do Projeto, professor Dr. Manoel F. Gomes Filho. O Dr. Servain também esteve no Departamento de Ciências Atmosféricas - DCA, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, mantendo contato com pesquisadores do DCA envolvidos no Projeto CATIN - Clima do Atlântico Tropical e Impacto no Nordeste, sob sua coordenação.

Um dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto CAMISA é a orientação de teses e dissertações com a participação de pesquisadores de outras Universidades brasileiras e estrangeiras, a exemplo do pesquisador francês, que faz a orientação conjunta da tese de doutorado em meteorologia da aluna Daisy Beserra de Lucena.

Conheça o Projeto CAMISA

Segundo o professor Manoel Gomes, a criação do Projeto Camisa aconteceu em função de que "o Nordeste do Brasil está submetido a uma grande variabilidade da precipitação pluvial, tanto temporal como espacialmente, causando impactos marcantes na sociedade da região, bem como em suas atividades.

As condições físicas dos oceanos tropicais, particularmente o Atlântico, estão intimamente ligadas a variabilidade climática e aos eventos de tempo severos. Há um número significativo de instituições acadêmicas e operacionais no Nordeste, e recursos humanos associados, trabalhando nessa área do conhecimento porém de forma não-coordenada e, algumas vezes, duplicando esforços.

Há, então, a necessidade de se estimular a cooperação inter-institucional regional e de treinar recursos humanos adicionais para a realização de projetos e atividades que aumentem o conhecimento dos fenômenos atmosféricos e oceânicos atuantes na região e a aplicação deste em benefício da sociedade".

Objetivos

Estabelecer uma ampla base de relação institucional e de cooperação técnico-científica entre as partes com vistas ao desenvolvimento e a operação de uma rede de pesquisas e treinamento de recursos humanos, nos vários níveis, nas áreas de clima e variabilidade climática, em particular relacionadas ao Atlântico Tropical, e seus impactos no ambiente e nas atividades humanas no Nordeste.

Elaborar um plano integrado para as pesquisas e de cursos necessários a capacitação de pessoal, evitando-se a duplicação de esforços, para entender e gerenciar a variabilidade climática e seus impactos sobre a economia e a sociedade do Nordeste.

As áreas de cooperação incluem: Meteorologia e Climatologia; Oceanografia; Recursos Hídricos, e, Impactos Climáticos. Estão programados para acontecer a partir de 2004, cursos de especialização e aperfeiçoamento, escolas de verão, e pesquisas nas áreas de cooperação.

Data: 29/08/2005