topo_cabecalho
Rádio: uma ponte entre a sociedade e os cientistas

Físico italiano e divulgador científico, Matteo Merzagora participa das discussões em Brasília

Qual o papel do rádio na divulgação científica? Como um dos principais meios de comunicação que não dispõe de recursos visuais, pode levar assuntos científicos, muitas vezes, específicos, ao entendimento da sociedade?

Uma possível resposta foi apresentada pelo físico italiano e divulgador científico Matteo Merzagora, palestrante desta terça-feira, o primeiro dia do seminário 'Rádio e Ciência - Ciência no Rádio', organizado pelo MCT.

Segundo Matteo, a função principal do jornalismo científico no rádio é servir de canal de comunicação entre a sociedade e os cientistas, um meio pelo qual os ouvintes podem expressar seus questionamentos e provocar a resposta de especialistas.

"A ciência precisa saber o que a sociedade pensa sobre a ciência", afirma o divulgador, ao ressaltar a possibilidade das pessoas interferirem, via o meio de comunicação proporcionado pelo rádio, no próprio ato de fazer ciência, na escolha dos seus objetos etc.

O divulgador citou diversos casos europeus para ilustrar a perfeita combinação entre rádio e divulgação científica.

Em um continente onde o rádio tem uma força enorme - na Inglaterra, supera a televisão em audiência; na Itália, são cerca de 37 milhões de ouvintes; e aproximadamente 27% dos europeus considera o rádio o meio mais confiável, à frente da TV e da mídia impressa -, Matteo acredita que o meio só tem a crescer.

Para ele, com a Internet as pessoas passaram a ter uma segunda fonte de informações visuais, além da TV. E isso leva a uma saturação natural das imagens, o que cria a possibilidade de mais crescimento do rádio, meio acessível, barato e até mesmo com valor emocional.


Data: 21/06/2006