topo_cabecalho
Acordo de TV Digital com Japão está próximo, diz Lula

O presidente Lula disse que o governo brasileiro “está próximo de concluir" o acordo com o Japão para adoção do padrão ISDB de TV Digital no Brasil

A declaração, feita nesta terça-feira, é mais um passo na confirmação da preferência no governo pela tecnologia japonesa, em detrimento da européia e da americana.

"Estamos próximos de concluir, não está concluído ainda, mas há uma oferta da construção de um programa chamado "nipo-brasileiro de TV digital", afirmou o presidente em discurso no evento de testes do diesel H-Bio, na Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), da Petrobrás, em Araucária (PR).

"Estamos nos reunindo com empresários e ministros japoneses nesta semana e, se isso der certo, não vamos apenas ter TV digital no Brasil, mas uma fábrica de semicondutores, o que significa um salto no desenvolvimento do país", afirmou Lula. Ele disse que assistiu ao jogo do Brasil contra a Austrália, no domingo, em TV digital, mas não disse de que tecnologia.

Técnicos dos governos brasileiro e japonês e representantes do setor privado japonês passaram o dia reunidos ontem no Itamaraty.

Os japoneses já concordaram em absorver tecnologia e inovação brasileira no modelo a ser adotado no Brasil, mas ainda falta acertar detalhes técnicos e jurídicos que permitam oficializar a decisão, prevista para o dia 29.

Se os detalhes forem acertados, o anúncio será feito na próxima semana, quando está prevista a vista do ministro das Comunicações do Japão, Heizo Takaneka. Uma das questões discutidas ontem foi a forma de incorporação da tecnologia brasileira nos aplicativos desenvolvidos conjuntamente.

Isso preocupa porque o Japão já tem TV digital com sua própria tecnologia. Uma solução seria incorporar tecnologia brasileira aos produtos consumidos no Brasil e exportados à América Latina. O governo brasileiro, porém, quer garantir mercado em área maior.

Outro tema de discussão foi o desenvolvimento de um conversor de cerca de US$ 100, para que os consumidores pudessem receber imagens digitais em seus aparelhos sem precisar trocá-los.


Data: 21/06/2006