topo_cabecalho
Novo portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) será lançado em agosto

Com o novo site, os arquivos de informações bibliográficas de teses e dissertações referenciais, oriundos do antigo endereço eletrônico do Sistema Teses Brasileiras, não serão mais integrados à BDTD

O novo portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT), será lançado no dia 25 de agosto, com novos produtos e serviços.

Com o novo site, os arquivos de informações bibliográficas de teses e dissertações referenciais, oriundos do antigo endereço eletrônico do Sistema Teses Brasileiras, não serão mais integrados à BDTD.

O Ibict, entretanto, continuará disponibilizando essas informações no software Metalib, usado na Biblioteca Digital Brasileira (BDB).

O Metalib é um sistema que adota o modelo de busca federada, com acesso diretamente nos Opacs - On-Line Public Access Catalogs ou catálogos de acesso público. O resultado da busca é disponibilizado de forma integrada pelo sistema.

Outra novidade é que a nova BDTD será totalmente orientada pelo MTD2-BR. O sistema MTD-BR foi desenvolvido no âmbito do projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e é voltado a atender aos objetivos de geração de produtos e serviços de informação.

O sistema visa à identificação e localização das teses e dissertações eletrônicas (TDEs), além de permitir a coleta de informação para geração de indicadores e integração com outros repositórios nacionais de informação de ensino e pesquisa no país.

As mudanças no MTD-BR fazem parte dos últimos ajustes do projeto de reestruturação do sistema BDTD que foram apresentados e aprovados na 4ª reunião do Comitê Técnico-Consultivo do programa.

Alterações significativas no modelo e no sistema BDTD foram feitas com a incorporação dos dados de teses e dissertações à BDTD, somente via coleta automática de metadados (harvesting) e em total compatibilidade (formato e conteúdo) com o padrão MTD2BR.


Data: 21/06/2006