Programas da TV Escola estão disponíveis no Portal Domínio Público

O Programa TV Escola tem mais um meio de acesso, o Portal <http://www.dominiopublico.gov.br/> Domínio Público, biblioteca virtual disponível a todos os usuários da internet. Nele, além de periódicos e produções acadêmicas, professores, alunos e a comunidade têm acesso a vários programas do canal educativo que tem como principais objetivos a formação continuada e valorização dos professores de educação básica da rede pública e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

"Quando se abrem outras formas de acesso como a internet, por exemplo, se amplia o universo de professores e estudantes atingidos e se aumentam, também, as possibilidades de reutilização desses materiais pelos educadores. Ferramentas da informática, como blogs e páginas eletrônicos, podem ser utilizadas pelos alunos para a reconstrução dos conteúdos disponíveis", destaca Leila Medeiros, coordenadora-geral do Departamento de Produção e Capacitação em Educação a Distância.

Ela explica que os programas do canal passam a ser educativos quando o professor os utiliza, em sala de aula, com criatividade e olhar crítico. Segundo Leila Medeiros, a chamada 'pedagogia da autoria' significa a apropriação das mídias para o desenvolvimento dos conteúdos. O princípio norteia a utilização das tecnologias em educação nos programas e projetos do Ministério da Educação.

Alcance

No ar desde 1996, o TV Escola tinha como acesso exclusivamente o sinal via satélite que era distribuído para escolas com mais de 100 alunos e com energia elétrica. O alcance é de quase 30 mil escolas e mais de 19 milhões de alunos no país inteiro. O sinal da programação pode ser recebido pela Sky (canal 27), DirecTV (canal 237) e Tecsat (canal 4). O programa Salto para o Futuro é retransmitido pela TVE Brasil.

O MEC também possibilita o acesso aos programas educativos por meio do projeto DVD Escola que beneficia 50 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país. Cada escola recebeu o kit com aparelho de reprodução de DVD e uma caixa com 50 mídias, com aproximadamente 150 horas de programação. O diretor de Infra-estrutura Tecnológica do MEC, Espártaco Madureira, diz que para participar do programa as escolas devem encaminhar um ofício para a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) solicitando ser contemplada com o kit de recepção do sinal.

Data: 22/06/2006