topo_cabecalho
Prêmio Finep tem inscrições prorrogadas até 21 de julho

Ao todo, são seis categorias (Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T, Inovação Social). Além dessas, há ainda a categoria especial de Inventor Inovador

A Finep decidiu prorrogar até 21 de julho o prazo para inscrições no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006.

O regulamento e a ficha de inscrição, que deve ser encaminhada por meio eletrônico, estão disponíveis no endereço http://www.finep.gov.br/premio.

Estão aptas a participar empresas de todos os portes, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais que tenham desenvolvido produtos ou processos inovadores já disponíveis no mercado.

Ao todo, são seis categorias (Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T, Inovação Social). Além dessas, há ainda a categoria especial de Inventor Inovador.

O regulamento do Prêmio permite a reapresentação de projetos já inscritos em anos anteriores, à exceção dos vencedores nacionais, sendo permitida a inscrição de mais de um projeto por instituição, em quaisquer das categorias.

Segundo o superintendente da Área de Articulação Institucional da Finep, Carlos Ganem, a conquista do Prêmio Finep tem proporcionado aos vencedores uma série de vantagens.

Entre elas, estão as melhorias no valor agregado dos produtos; mais visibilidade, ampliando o potencial de captação de recursos e de novos parceiros para investimentos futuros, e o aumento na auto-estima da equipe envolvida no processo inovador, fazendo com que novas idéias sejam geradas no próprio ambiente de trabalho.

"É uma oportunidade única, pois o Prêmio representa hoje projeção e reconhecimento nacional, com um significativo impacto tanto no meio empresarial e de pesquisa, quanto na construção da imagem dos avanços tecnológicos por parte da sociedade em geral. Por tudo isso, vale a pena participar", afirma Ganem.

As sedes das premiações regionais em 2006 são Jaraguá do Sul (SC), Rio Branco (AC), Campina Grande (PB), Cuiabá (MT) e Vitória (ES). A premiação regional contempla até o terceiro colocado, sendo que apenas o primeiro lugar concorre à etapa nacional, em Brasília.

Os julgamentos nas regiões acontecem durante o mês de agosto. Este ano, o Prêmio Finep tem como tema de campanha a comemoração do centenário do primeiro vôo do 14 Bis.

Em sua nona edição, o Prêmio visa reconhecer e estimular a inovação nas mais diversas áreas. Há cinco anos, o Prêmio FINEP, em sua fase nacional, é entregue em cerimônia no Palácio do Planalto pelo Presidente da República, o que tem contribuído para a importância da atividade inovadora.

A iniciativa conta com o apoio das seguintes instituições: Realizadores: Finep, Instituto Euvaldo Lodi e INPI; patrocinadores master: Petrobras/Cenpes e Caixa Econômica Federal; patrocinadores: British Council, CNPq, Coppead-UFRJ, IBP, Wipo, Sebrae, Tavares Propriedade Intelectual e Companhia Vale do Rio Doce; apoiadores: ABC, ABDI, Abipti, Anpei, Anprotec, BNDES, Bovespa, Canal Futura, Consecti, CNI, Editora Expressão, Endeavor, Fórum Nacional das FAPs, Gife, INMETRO, ITI, ONIP, Revista Ciência Hoje, Revista Scientific American Brasil, SBPC, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e Revista Rumos.


Data: 26/06/2006