Ocidentais e orientais têm modo diferente de calcular

Em cálculos aritméticos simples, usam partes distintas do cérebro

Pessoas que aprenderam o inglês como primeira língua fazem cálculos de modo diferente das que têm o chinês como idioma materno.

Em cálculos aritméticos simples, usam partes distintas do cérebro, segundo estudo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Pesquisadores observaram imagens cerebrais enquanto as pessoas resolviam problemas simples de adição, como 3 mais 4 igual a 7. Os participantes utilizaram numerais arábicos, comuns nas duas culturas.

Em ambos os grupos, foi acionado no cérebro o córtex parietal inferior, relacionado à leitura e à representação de quantidade.

Nativos da língua inglesa, entretanto, também demonstraram atividade cerebral numa área de processamento de linguagem, enquanto nativos do chinês usaram uma região responsável pelo processamento de informações visuais.

"A diferença pode significar modos diferentes de resolver os problemas", disse o principal autor do estudo, Yiyuan Tang, da Universidade de Dalian, na China.

"Mostra diferenças no padrão de pensamento de asiáticos e ocidentais", disse Richard E. Nisbett, da Universidade de Michigan.

Data: 28/06/2006