Unidade móvel de bombeamento desenvolvida na UFCG é exibida na 1ª Bienal Brasileira de Design em São Paulo

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG está participando da 1ª Bienal Brasileira de Design, que está acontecendo na Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, até o próximo dia 6 de agosto. No evento, a estudante do curso de graduação em Desenho Industrial, Izabel Arruda de M. Rocha, que é bolsista de Iniciação Científica do CNPq e orientada pelo professor Dr. Luiz Eduardo Cid Guimarães, da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial - UADI, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da UFCG, apresenta uma unidade móvel de bombeamento movida a pedal (foto), que está sendo testada nos assentamentos de Reforma Agrária no município de Pilões, PB, mais especificamente no assentamento de Redenção. Após conhecer o projeto, a curadora da Bienal, Marili Brandão, convidou os autores para apresentá-lo entre as 600 peças de design de produto e de comunicação expostas no evento que acontece na capital paulista.

O desenvolvimento do projeto, denominado Unidade Móvel de Bombeamento Movida à Propulsão Humana, recebeu apoio da empresa campinense Laboremus, que trabalha com a comercialização de máquinas agrícolas.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Desenho Industrial e Desenvolvimento Sustentável – GDDS, que é um grupo de pesquisa da UADI / CCT / UFCG, campus de Campina Grande - PB. Também fazem parte do projeto professores da Unidade Acadêmica de Economia e Unidade Acadêmica de Sociologia, ambas do Centro de Humanidades da mesma Universidade.

O equipamento foi projetado para uso em assentamentos rurais onde é necessário bombear a água de diversas fontes como, por exemplo, poços, açudes, caixas d’água etc. A aquisição e o uso do equipamento serão compartilhados entre os assentados e o equipamento tem um custo considerado pequeno pelos seus autores.

O professor Luiz Eduardo enviou à Assessoria de Comunicação da UFCG os dados sobre a Bienal, segundo coleta feita no site  http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u61565.shtml , do dia 20/06/2006.

Data: 28/06/2006