Saudação aos formandos do Período 2005.2 do CCT, CEEI e CTRN da UFCG

Discurso proferido pelo Diretor da CEEI, professor Wellington Santos Mota, em nome dos diretores de Centros, durante a solenidade de Colação de Grau das turmas do Período 2005.2, do CCT, CEEI e CTRN, ocorrida na noite desta quarta-feira, 21, no auditório do Colégio das Damas, em Campina Grande.

“Boa noite a todos.

Gostaria de saudar o Magnífico Reitor da UFCG, Prof. Thompson Fernandes Mariz, aqui representado pelo Vice-reitor da UFCG, professor José Edílson Amorim.

O Ilmo. Sr. Mário Araújo, neste ato representando o Excelentíssimo Governador Cássio Cunha Lima.

O Ilmo. Sr. Inácio Macedo, neste ato representando o Excelentíssimo Prefeito Veneziano Vital do Rego;

O Prof. Bráulio Maia Júnior, Diretor do CCT,

O Prof. João Batista Queiroz de Carvalho, Diretor do CTRN,

Vice Diretores dos Centros, Pró-Reitores, Coordenadores das Unidades Acadêmicas,

O Ilmo Prof. José do Patrocínio Tomaz Albuquerque, paraninfo geral das turmas concluintes;

Saudamos ainda as demais autoridades aqui presentes ou representadas, professores, funcionários e em particular meus caros alunos concluintes e seus familiares. Também aqueles que por motivo de assumirem emprego já receberam os respectivos graus em separado.

Os CENTROS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT), ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA (CEEI) e TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS (CTRN), da Universidade Federal de Campina Grande, (UFCG), sentem-se honrados de, nesta solenidade, entregarem a sociedade mais uma turma concluinte de vários cursos de graduação.

Traz-nos muita alegria, saber que essa celebração é mais um resultado do cumprimento do nossas obrigações. Não só da missão de formarmos profissionais altamente qualificados, para um mercado cada vez mais exigente, mas, sobretudo de termos contribuído para a formação de novos cidadãos e cidadãs.

Gostaríamos de nos congratular com todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta solenidade acontecesse. Em especial, aos coordenadores de Curso, que acompanharam de perto o desenvolvimento acadêmico de cada formando, com orientações e conselhos e muitas vezes servindo de mediador durante todo o processo de aprendizagem.

Agradecemos também aos técnicos administrativos pelo serviço de apoio, que sem os quais esses objetivos não seriam alcançados.

Aos pais e demais familiares de todos os concluintes, os nossos mais sinceros parabéns, pois sabemos que são eles os que sentem mais orgulho dessa solenidade.

Aos caros formandos eu tenho uma mensagem:

Sabemos que o mundo está passando por grandes transformações científicas, tecnológicas e sociais.

As tecnologias mudaram radicalmente as relações entre as pessoas, entre os países, trazendo efeitos devastadores para a economia, para a política e até para o comportamento das pessoas.
A universidade, em particular, a UFCG, tem através de seus formandos, uma enorme riqueza que está sendo revertida para o povo brasileiro, na forma de geração de trabalho e renda e que com certeza contribuirá na solução de problemas estruturais e sociais do país.

Entretanto, nem todos têm a oportunidade de passar por esse processo de aprendizagem, apenas uma pequena percentagem de nossa população tem direito as Universidade Brasileiras e mais restritamente as Universidades Públicas.

Tem sido tema dos últimos discursos do nosso Magnífico Reitor, o esforço com que o governo federal vem contribuindo efetivamente para a expansão da Universidade Pública, para que mais pessoas tenham acesso a uma formação superior.

Entretanto, mais um paradoxo é detectado no governo atual. De um lado positivo, a expansão, para que mais alunos tenham acesso à Universidade, por outro lado a forma de acesso ao ensino público e gratuito.

O regime de quotas proposto pelo governo federal não é a nosso ver, a melhor forma de carentes e excluídos terem acesso a esse ensino de qualidade.

Todos sabem que o caminho correto é através da melhoria do ensino médio.

Melhor seria uma profissionalização do ensino médio, como acontece em países desenvolvidos.

Isso reduziria uma grande injustiça cometida com os alunos que concluem o curso médio e não têm acesso a Universidade.

Esses alunos, por não possuírem uma profissão de formação, ficam marginalizados com subempregos ou mesmo desempregados, embora tenham tido uma formação teórica no ensino médio.

Não é correto que se utilize o regime de quotas para atender a uma situação emergencial. Isto implicará na destruição de um patrimônio já conquistado que é a qualidade dos nossos cursos.
Por falar em qualidade dos nossos cursos, parabenizamos vocês formandos por terem escolhido a área de tecnologia, pois a UFCG faz diferença   no cenário nacional. No rank divulgado pela CAPES sobre liderança em Engenharia, a Paraíba aparece em primeiro lugar no Nordeste, seguida pelo Ceará e Pernambuco.

É grande a presença de nossos formandos em empresas empregadoras de todo o país, e também no exterior. Nelas, nossos ex-alunos são elogiados pela competência e sentem-se orgulhosos em dizer que se formaram na UFCG.

Em nome dos Centros CCT, CEEI e CTRN desejamos a todos os formandos Muito Sucesso e a todos os presentes o nosso Muito Obrigado".

Data: 28/06/2006