topo_cabecalho
MEC participa de debate sobre educação na prisão

O diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Timothy Ireland, estará no centro de um debate sobre educação no sistema penitenciário, nesta quinta-feira, 6, em São Paulo. O debate é promovido pelo programa Observatório da Educação/Ação Educativa.

Apesar de serem oferecidas aulas de alfabetização, ensino fundamental e médio em algumas unidades, as práticas educativas no interior das prisões são ainda incipientes. Segundo dados do Ministério da Justiça (MJ), cerca 70% da população carcerária - hoje com mais de 300 mil pessoas no Brasil - não possui ensino fundamental completo. Apenas 17% dos presos estudam.

O papel da educação na prisão; desafios e possibilidades para se garantir a efetivação do direito à educação; articulação dos programas oferecidos no sistema prisional às demais políticas públicas de educação de jovens e adultos; e mecanismos e estímulos que devem ser proporcionados à população carcerária serão alguns dos temas abordados no debate.

Além do representante do MEC, participarão o professor da Faculdade de Educação da USP, Roberto da Silva, e a juíza Kenarik Boujikian. Foram convidados representantes de diversas organizações da sociedade civil e educadores: Vera Massagão Ribeiro, da Ação Educativa; Manuel Português, pesquisador; Salete Valesan Camba, do Instituto Paulo Freire; Gildean Silva Panikinho, do Movimento Hip Hop; Elaine Pereira Araújo, professora da Penitenciária Feminina da Capital; Roseli Gouvêa , da Fundação de Amparo ao Preso (Funap); e Padre Valdir, da Pastoral Carcerária.

Também participarão do encontro egressos do sistema penitenciário que atuaram como educadores e educandos em diferentes unidades prisionais.


Data: 04/07/2006