topo_cabecalho
Os neurorrobôs estão chegando

Avanços da neurociência na busca de dispositivos comandados pelo cérebro do usuário são tema da última coluna de Roberto Lent na Ciência Hoje On-line

Neurorrobôs comandados pelo cérebro do próprio usuário capazes de aliviar o sofrimento de pacientes que sofreram alguma lesão cerebral que limitou seus movimentos.

Esses dispositivos estão ainda um tanto distantes de se tornar uma realidade, mas os neurocientistas têm obtido resultados cada vez mais satisfatórios para viabilizar a existência desses robôs.

Essa busca é o tema da coluna de junho de Roberto Lent na "Ciência Hoje On-line", publicada na última sexta-feira. O autor apresenta os avanços da neuroprotética, ramo tecnológico da neurociência tem como objetivo decodificar a atividade neural responsável pelos movimentos e usá-la para comandar dispositivos robóticos. No futuro, ele pode dar origem a braços mecânicos e cadeiras-de-rodas inteligentes comandados pelo cérebro do usuário.

Roberto Lent escreve a coluna "Cem bilhões de neurônios" mensalmente na Ciência Hoje On-line, na última sexta-feira do mês. Seu último artigo pode ser lido em cienciahoje.uol.com.br/52107


Data: 04/07/2006