Setor do Hospital Universitário será ampliado através do Intor

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC / UFCG, poderá ser ampliado nos próximos dias, com a implantação de um programa de suporte desenvolvido pelo Instituto Nacional de Trauma e Ortopedia (Intor), localizado no Rio de Janeiro. Na Paraíba, apenas dois hospitais foram beneficiados pelo programa elaborado pelo Intor. A ação beneficiará dezenas de pacientes do HUAC, assistidos pelo SUS, que diariamente recorrem ao hospital para fazer vários tipos de cirurgias.

Criado com o objetivo de melhorar as capacitações dos profissionais e reequipar os hospitais, o programa, conforme explicou o médico ortopedista Ademir Costa Wanderley, vai dotar o serviço de Ortopedia do HUAC de equipamentos de alta tecnologia. Uma vez implantado, o hospital terá condições de realizar procedimentos complexos.

A verba a ser destinada para aquisição dos equipamentos que dotarão o centro cirúrgico do hospital de uma melhor infra-estrutura, além de ampliar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva, está avaliada em R$ 2,3 milhões. “São 35 ítens de equipamentos médicos hospitalares com tecnologia de ponta”, explicou a médica Graça Vieira, assessora de Planejamento da Diretoria do Hospital Alcides Carneiro.

Para disponibilizar esses equipamentos, o Intor, que é referência nacional em tratamento de ortopedia, visitou vários hospitais do Brasil e apresentou ao Ministério da Saúde, um diagnóstico da situação da demanda reprimida para assistência a ortopedia nessas unidades. Ao tomar conhecimento desse projeto, o médico Evaldo Nóbrega solicitou do Instituto Nacional, a inclusão do HUAC na rede de cuidado com a ortopedia. A proposta era criar serviços para dar resolutividade as cirurgias eletivas, àquelas que não são urgentes.

Visita

Segundo explicou Graça Vieira, em maio último, os técnicos do Instituto Nacional de Trauma Ortopedia fizeram uma visita a três hospitais de Campina Grande, entre eles o Alcides Carneiro.

Na oportunidade, o diretor do Intor, Jorge Moor, que estava acompanhado do representante do Ministério da Saúde na Paraíba, tomou conhecimento de um projeto elaborado pelo coordenador do serviço de Ortopedia do HUAC, Ademir Wanderley. “Ele apresentou as limitações do hospital que não é de recursos humanos, mas de defícit de equipamentos”, observou.

Para ter o programa implantado, o HUAC está dependendo apenas da indicação por parte da Secretaria de Saúde do Município junto ao Instituto. Isso porque, conforme falou Graça Vieira, “enquanto o Intor é o representante técnico, o representante operacional de gestão é o secretário municipal de Saúde”. Segundo os técnicos do Instituto, compete ao município indicar qual o serviço que ele quer ter de referência SUS, para o tratamento de ortopedia.

Referência no tratamento ortopédico na região, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro, hoje, tem atividades de atendimentos a pacientes ambulatoriais e a pacientes internados para tratamentos cirúrgicos. O corpo clínico do Hospital Alcides Carneiro conta com um grupo de nove médicos pertencentes aos quadros do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Campina Grande, que são professores da Disciplina Ortopedia, no curso de Medicina.

Data: 06/07/2006