Universidade do ABC fica no papel

Projeto foi sancionado há um ano e sede ainda é provisória

Exemplo de investimento anunciado pelo Governo Lula, mas que não saiu no prazo fixado, é o da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC).

No dia 26 de julho de 2005, Lula sancionou o projeto de lei de criação da universidade com previsão para o início das aulas do ciclo básico para o primeiro semestre de 2006.

No segundo semestre seriam oferecidas as aulas de engenharia e de pós-graduação.

A data passou sem que houvesse condições de a instituição iniciar seu funcionamento.

Agora, o vestibular está marcado para os dias 16 e 30 deste mês e só em setembro - 9 meses após o prometido e 1 mês antes da eleição - as aulas irão de fato começar.

Com um detalhe: em um prédio improvisado, pois o terreno cedido pela Prefeitura de Santo André para virar campus ainda funciona como garagem municipal.

O processo de contratação das obras ainda está no início. Na semana passada, 14 empresas apresentaram documentação para participar da licitação.

A previsão da UFABC é de que as obras se iniciem em setembro e sejam concluídas em 30 meses.

O prédio provisório da Universidade foi alugado por R$ 15 mil mensais, por 3 anos e, segundo assessoria da UFABC, "as dependências passam por ajustes para receber os primeiros alunos" - 500 no total.

Os primeiros 120 professores dos 600 prometidos por Lula devem ser nomeados nesta semana; outros 110 funcionários, até o início das aulas.

Em maio, a Universidade deve atender 1.500 alunos e, em pleno funcionamento, contará com 23,5 mil alunos.

Segundo o MEC, o Governo federal disponibilizou para 2005 e 2006 R$ 57,3 milhões para obras na UFABC e, em 2007, outros R$ 53 milhões serão liberados.

No entanto, da garagem de 70 mil m2 cedida pela prefeitura, apenas dois pequenos prédios na entrada estão com a Universidade.

Nas outras instalações, funcionam Departamentos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Data: 05/07/2006