Semana Nacional de C&T será lançada no Ceará nos dias 11 e 12 de julho

Ildeu Moreira e Hélio Barros fazem lançamento em Juazeiro do Norte, Fortaleza e Sobral

A Nacional da Semana de C&T, que este ano será realizada de 16 a 23 de outubro sob o tema "Criatividade e Inovação", liderada pelo MCT, será lançada no Ceará nos dias 11 e 12 de julho em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza.

Participam do lançamento o coordenador nacional da Semana de C&T, Ildeu de Castro Moreira, e o secretário da C&T e Educação Superior, Hélio Barros.

O evento é coordenado no Estado pela Secretaria da C&T e Educação Superior com a participação de diversas entidades ligadas ao segmento. A Semana será lançada às 9:30h do dia 11 em Juazeiro do Norte, no auditório do campus Crajubar da Urca.

Em seguida, às 16h do mesmo dia, será lançada no auditório da Biblioteca Central da Unifor, em Fortaleza. No dia 12, às 16h, Ildeu de Castro Moreira e Hélio Barros farão o lançamento da Semana em Sobral, no auditório Plutão do Centro de Convenções.

Para o evento, foram convidados prefeitos e secretários municipais de Educação das regiões, diretores de escolas públicas e privadas, universidades, Fiec, Sesi, Senai, Cefet, Instituto Centec, Sebrae, empresariado, institutos de pesquisa como o Nutec, Funceme, Instituto Atlântico, Instituto Titan. A mobilização das escolas públicas fica a cargo da Secretaria de Educação Básica (Seduc).

Ildeu de Castro Moreira é também diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T do MCT.

A Semana Nacional da C&T foi criada por decreto do presidente Lula, com o objetivo de criar um mecanismo que mobilize a população em torno dos temas e da importância da ciência e tecnologia.

A iniciativa visa ainda contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada e com abrangência nacional.

A Semana, realizada em outubro, incorpora-se ao calendário oficial de eventos das instituições do setor cearense de ciência e tecnologia e de todo País.

A iniciativa tem por motivo mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um de nós e para o desenvolvimento do País.

Data: 05/07/2006