topo_cabecalho
Ato público defende o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do RJ

Nesta quinta-feira, às 10h, no Largo de São Francisco, centro do Rio

Eis o texto do manifesto da Associação Nacional de História (Anpuh):

Em nome dos profissionais de História de todo o país, a Associação Nacional de História (Anpuh) manifesta sua indignação diante dos atos de pilhagem sistemática aos acervos de patrimônio histórico e artístico nacional que estão ocorrendo notoriamente na cidade do RJ.

Diante da sucessão de roubos em bibliotecas, museus e arquivos do RJ, é preciso que as autoridades competentes de todos os níveis governamentais reconheçam a insuficiência das formas de proteção da memória social desenvolvidas no nosso país, deixando que bens simbólicos que representam a história nacional transformem-se em objetos de valor econômico ou mais uma face da violência e da corrupção no Brasil.

A sociedade exige políticas públicas efetivas para salvaguarda do patrimônio histórico e artístico nacional.

Nesse sentido, a Anpuh com apoio do Fórum do Patrimônio Documental do RJ convoca a todos e todas para ato público em defesa do patrimônio do povo brasileiro, marcado para esta quinta-feira, 6 de julho, às 10h, no Largo de São Francisco, centro do Rio, em frente às escadarias do Instituto de Filosofia e Ciências Socias (IFCS/UFRJ).

A mobilização pretende iniciar um movimento de cobrança das instâncias de governo uma política eficaz de proteção e promoção do patrimônio nacional, que dê um basta à pilhagem de bens simbólicos da sociedade no RJ.

Serviço:
Ato Público no dia 6 de julho, às 10h, no largo de São Francisco, Centro, junto ao IFCS/UFRJ. Promoção da Associação Nacional de História (Anpuh), com apoio: Fórum de Patrimônio Documental.


Data: 05/07/2006