Software do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) faz previsão de safras

''É um sistema inédito no Brasil e um dos únicos desenvolvidos no mundo'', diz o pesquisador Rogério de Faria

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está testando um novo software capaz de fazer a previsão antecipada na safra nas mais diferentes culturas produzidas no Estado com base nos dados fornecidos pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) e pelo Instituto Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Há cinco anos, o sistema que está sendo chamado de ''Previsafra'' tem sido testado no Paraná.

''Este é um sistema inédito no Brasil e um dos únicos desenvolvidos no mundo. Já estamos cedendo nossa base, o software, para o governo federal. Os testes que fizemos tiveram resultados excelentes com a soja. Temos certeza que teremos uma base de dados segura para previsões de safra'', apostou o pesquisador Rogério Teixeira de Faria, da Área de Engenharia Agrícola do Iapar.

O software inclui conhecimento agronômico de experimentos realizados nos últimos 20 anos e sofre mudanças em tempo real com os dados coletados pelo Simepar. Ele analisa o fator hídrico (disponibilidade de chuvas) e os diversos tipos de solo das regiões paranaenses.

''É um sistema extremamente inteligente. Os dados são coletados em tempo real. O sistema é alimentado todos os dias. Ele faz a previsão de safra, monitorando as condições de cada cultura e aponta as quebras de produtividade de cada região. A gente consegue antever os problemas agora. O governo poderá saber onde terá quebra de safra e onde terá supersafra. Poderá estruturar com antecedência a armazenagem (em caso de supersafra) e a compra de produtos para abastecer o mercado interno (em caso de quebra de safra)'', explicou o pesquisador.

Faria acredita que o sistema vai acabar com a especulação do preço dos produtos.

Data: 05/07/2006