topo_cabecalho
Tabaco produz molécula de proteção contra o HIV

Uma plantação de tabaco geneticamente modificado, cultivado em Kent, no sul da Inglaterra, pode ter um papel importante na luta contra o vírus HIV, de acordo com reportagem publicada ontem pelo The Guardian.

Se o projeto, com um orçamento de 12 milhões, for bem-sucedido, cada planta poderá produzir 20 doses de um gel germicida para ser usado pelas mulheres como proteção de três meses contra o vírus da aids.

Para desenvolver o remédio, a equipe do centro de infecções do Hospital de Saint George, em Londres, infectou as plantas de tabaco com uma bactéria geneticamente modificada, que introduz alguns de seus genes no DNA da planta e, com isso, induz a produção de novas proteínas.

Uma delas é a cianovirina-N, uma molécula que, segundo a equipe, pode evitar que o vírus da aids infecte as células humanas.

A partir disso, os cientistas pretendem criar um creme germicida. Ou seja, um gel vaginal à base da substância, isolada das plantas de tabaco.

A estratégia seria importante na África, onde muitas mulheres têm pouco ou nenhum controle sobre o uso da camisinha por seu parceiro.


Data: 05/07/2006