Trabalhos do Congresso de Milho e Sorgo serão em número recorde

Cerca de 480 trabalhos técnico-científicos: essa é a expectativa da organização do 26º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado no final de agosto em Belo Horizonte.

O número será o maior de todas as edições do evento, que acontece de dois em dois anos e reúne as novidades relacionadas às duas culturas agrícolas.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) Paulo César Magalhães, também presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), promotora do congresso, as áreas técnicas que mais têm trabalhos inscritos são "fitotecnia e fitossanidade" e "genética e melhoramento".

Os resumos de cada trabalho constarão de publicação que será distribuída aos congressistas.

A Embrapa Milho e Sorgo terá aproximadamente 75 trabalhos no congresso, que divulgarão resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição.

Os trabalhos são de diferentes áreas, como "biotecnologia", "ecofisiologia" e "genética e melhoramento".

Além da apresentação de trabalhos técnicos, estão previstos palestras, mesas redondas, um curso - voltado para extensionistas - sobre sistema de produção de milho e dois simpósios: um sobre a lagarta-do-cartucho na cultura do milho e outro sobre Colletotrichum em sorgo.

A expectativa de congressistas é de 800 a 1000 pessoas, dentre elas pesquisadores, professores, estudantes, produtores e outros profissionais ligados às culturas do milho e do sorgo.

Está sendo finalizada uma terceira comunicação técnica sobre o congresso, em que será divulgada a programação completa e outras informações importantes sobre o evento.

O valor das inscrições varia de acordo com a data. Até o final de julho, os valores são: R$ 400,00 para não-sócios da ABMS, R$ 350,00 para sócios ativos da entidade e R$ 175,00 para estudantes. Já no mês de agosto o valor subirá para R$ 450,00 (não-sócios), R$ 400,00 (sócios ativos) e R$ 200,00 (estudantes). Para acompanhantes, o preço é o mesmo: R$ 100,00.

Para mais informações, os contatos são: congrems@cnpms.embrapa.br, (31) 3779-1086 e http://www.abms.org.br.

O 26º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, além da promoção da ABMS, tem como organizadores a Embrapa Milho e Sorgo, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Data: 05/07/2006