Conselho Nacional de Educação (CNE) tem novo secretário-executivo: Benício Viero Schmidt

Ele toma posse nesta sexta-feira, na sede do CNE, em Brasília

Benício Viero Schmidt é doutor em Ciência Política pela Universidade de Stanford, EUA, com pós-doutorado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I.

Vinha exercendo a função de coordenador geral de Cooperação Internacional da Capes (CGCI/Capes/MEC).

Desde o início de suas atividades, em fevereiro de 2004, desenvolveu um trabalho de ampliação dos acordos internacionais da Capes.

Professor da UnB, exerceu ainda as funções de presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; diretor do Centro de Pesquisas em Opinião Pública (Data/UnB); e editor da revista "Universidade e Sociedade", da Andes, entre outras atividades.

Entre suas obras mais importantes estão: "O Estado e a Política Urbana no Brasil" (LPM & UFRGS), e "Entre Escombros e Alternativas, Ensino Superior na América Latina" (Editora UnB).

O CNE, órgão do MEC, tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro da Educação.

É encarregado de formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Data: 06/07/2006