Rede federal começa curso de especialização de EJA

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet/SC) e o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, da Paraíba, são as primeiras instituições federais a abrir cursos de especialização em educação de jovens e adultos (EJA). Com a Universidade Tecnológica do Paraná, estas instituições fazem parte de um conjunto de 14 Cefets selecionados pelo Ministério da Educação para oferecer, em 2006, pós-graduação lato sensu. São 1.500 vagas para professores graduados da rede federal pública e dos sistemas de ensino estaduais e municipais que trabalham com EJA.

O Cefet/SC abriu três turmas na unidade de Florianópolis para atender aos 129 selecionados. A primeira turma iniciou as aulas em 30 de junho. A segunda começou no dia 4 deste mês e a terceira começará na próxima segunda-feira, 10. Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Waléria Kulkamp Haeming, além de professores da educação de jovens e adultos do Cefet e das unidades de Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul, participam do curso professores das redes públicas do estado.

Já o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no município de Bananeiras, norte da Paraíba, abriu quatro turmas para 142 professores. As aulas, que iniciaram em 10 de junho, atendem professores do colégio que trabalham com EJA e de 12 municípios vizinhos. A coordenadora pedagógica do curso, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, diz que a especialização tem dois formatos: módulos intensivos entre 29 de julho e 19 de agosto e de 8 a 16 de dezembro; e aulas, em todos os sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Cursos

A especialização em educação de jovens e adultos tem duração de 360 horas presenciais ministradas nas sedes dos Cefets e dos pólos ou fora deles de forma intensiva. São 1.500 vagas distribuídas entre a rede, em uma média de 100 vagas por centro ou consórcio. O curso, que é uma iniciativa do MEC, tem o objetivo de consolidar o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja), criado em 24 de junho de 2005, pelo Decreto nº 5.478.

A especialização será oferecida pelos Cefets Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina; Universidade Tecnológica do Paraná; pelos consórcios dos Cefets do Rio (Rio de Janeiro, Campos e Química), do Sul (Pelotas, Bento Gonçalves e Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (PB).

Data: 07/07/2006