topo_cabecalho
Hantavirose teria matado quatro crianças

Na 6ª-feira, secretaria de Campos (RJ) falava em envenenamento

Quatro crianças de duas famílias vizinhas morreram no período de 33 dias com os mesmos sintomas em Campos, no norte fluminense.

A Secretaria Municipal da Saúde suspeita que elas tenham sido vítimas de hantavirose, doença transmitida por ratos.

As casas das duas famílias, em um bairro da periferia, ficam ao lado de um curral e de um terreno baldio, onde são despejados lixo e esgoto. A secretaria chegou a falar em envenenamento, e a polícia foi chamada para investigar o caso.

"Há ratos à luz do dia. Encontramos tocas embaixo da cama de duas das vítimas e fezes de ratos no colchão das crianças.

No sábado, uma ratazana foi capturada pela vigilância sanitária. Agora, vamos aguardar o resultado dos exames e da necropsia", disse o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Quitete.

Quatro quarteirões do bairro Parque Santa Rosa estão sob interdição epidemiológica. Parentes e vizinhos foram submetidos a exames de sangue. A ratazana, de 20 centímetros, será levada hoje para exames na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As tocas e as fezes de ratos foram encontradas na cama onde dormiam os irmãos Jéferson de Oliveira da Hora, de 8 anos, e André Luiz Ferreira da Hora, de 4, filhos de Édina Soraya de Oliveira - eles morreram nos dias 18 de junho e 1º de julho, respectivamente.

A primeira vítima foi Carolliny Teixeira, de 7 meses, no dia 2 de junho. Na quarta-feira passada, Maria Madalena Teixeira perdeu outro filho, José Vítor Teixeira Pinheiro, de 4 anos.

Morte súbita

Os sintomas foram os mesmos: febre, insuficiência respiratória, náuseas, tontura e vômitos. De acordo com os relatos das famílias, as crianças tiveram parada cardiorrespiratória seguida de morte súbita. Apenas uma chegou a receber atendimento médico.

De acordo com o secretário Quitete, a vigilância epidemiológica manterá visitas diárias às casas do bairro para verificar se outras pessoas foram contaminadas. Se confirmado - o resultado das análises deverá sair até o fim da semana -, será o primeiro caso de hantavirose na cidade.

Uma menina de quatro meses morreu anteontem em Campos, mas a secretaria afirma que a princípio não há relação com a suspeita de hantavirose. "Ela estava com a vacinação em dia, em uma casa onde o quadro é totalmente diferente", afirmou Quitete.

A menina Kaira Fidélis morava no bairro Bandeirantes, que é separado do Parque Santa Rosa, onde ocorreram as quatro mortes, pela rodovia BR-101.


Data: 11/07/2006