Pibiti: novo programa de bolsas do CNPq

As Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação são para alunos dos ensinos técnico e superior

Bolsas para atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação do CNPq são a nova forma de fomento à ciência e tecnologia, direcionada a estudantes dos ensinos técnico e superior.

Durante a 136ª reunião do Conselho Deliberativo (CD), realizada em junho passado, em Brasília, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O principal objetivo do programa é contribuir no engajamento e formação dos estudantes que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, além da formação de recursos humanos destinados ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.

As bolsas Pibiti são destinadas a instituições públicas, comunitárias ou privadas que realizam atividade de desenvolvimento tecnológico e inovação e tenham instalações próprias para tal fim.

Cada instituição ficará responsável por repassar sua quota de bolsas aos estudantes que participam de trabalhos orientados por pesquisadores qualificados.

A modalidade atuará nas atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação de forma semelhante às bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), na iniciação científica.

As bolsas Pibic são oferecidas por meio de quotas às instituições de ensino e pesquisa e concedidas a alunos que desenvolvem atividades de pesquisa, visando introduzir o estudante à iniciação científica.

Segundo pesquisas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, alunos de graduação que sejam bolsistas em iniciação científica apresentam melhor desempenho acadêmico quando partem para o mestrado e doutorado, encurtando o tempo médio de permanência na pós-graduação.

Em 2005, o CNPq concedeu cerca de 17 mil bolsas de Pibic e, para 2006, 18 mil bolsas foram aprovadas, beneficiando o estudante com o valor mensal de R$ 300.

As quotas para as instituições que receberão o Pibiti estão previstas para serem divulgadas no mês de setembro. Inicialmente serão concedidas 300 bolsas, distribuídas entre as instituições selecionadas.

Data: 12/07/2006