topo_cabecalho
Contra câncer e dependência, cogumelos alucinógenos

Cogumelos ajudam de pacientes que sofrem dependências e câncer

Usando o ingrediente ativo de cogumelos alucinógenos ilegais, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, provocaram uma sensação duradoura de espiritualidade com potencial de ajudar pacientes que sofrem de dependência ou câncer.

Os 36 participantes do teste - nenhum dos quais ingerira a droga antes - tinham profundas convicções religiosas, o que os preparava para uma experiência mística. Mesmo assim, cerca de um terço teve sensações de ansiedade e depressão durante a "viagem".

Os pesquisadores concluíram que, apesar dos perigos, o composto - psilocibina - pode ter valor terapêutico.

O estudo, publicado ontem no jornal médico Psychopharmacology, está entre alguns similares sobre o poder de uma das drogas clássicas da contracultura dos anos 60.

A psilocibina age numa parte do cérebro estimulada pela serotonina, substância associada ao humor e bem-estar. Pertence à mesma classe do LSD. Drogas como o Prozac regulam a serotonina, mas de modo diferente.

Os pesquisadores queriam provocar uma experiência mística por causa do valor da espiritualidade na superação de medos e problemas psicológicos. Para alguns grupos de tratamento de dependentes, a entrega a um poder superior é um passo fundamental para a reabilitação.


Data: 12/07/2006