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UFCG participa das comemorações do Centenário do Vôo do 14 Bis

A programação inclui palestras no Redentorista e em escolas públicas de Campina Grande

Desde 23 de outubro de 2005 está sendo comemorado o Centenário do Vôo do 14 Bis no Brasil e na França. Esta comemoração objetiva realçar o pioneirismo de Alberto Santos Dumont e a forte participação brasileira na aviação desde a época dos primeiros vôos autopropulsados. Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no Distrito de Palmira, em Barbacena, MG.

Em Campina Grande, a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG participa da comemoração oferecendo 10 palestras para estudantes de escolas públicas de ensino médio e ensino técnico. A programação começa às 8h00 do próximo sábado, 29, na Escola Técnica Redentorista - ETER. As palestras serão apresentadas posteriormente nas escolas estaduais da Prata, da Liberdade, de Bodocongó, e em escolas dos bairros do Catolé, José Pinheiro e Santo Antonio. A programação que está sendo organizada inclui ainda o evento Primavera no Céu 2006, que pretende reunir em Campina Grande equipes de AeroDesign e de Mini-Bajas (carros de corrida para estradas de terra) de Estados do Nordeste. A informação é do professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, da UFCG, campus de Campina Grande.
 
Palestras que serão apresentadas na Escola Técnica Redentorista
 
A programação do dia 29, na ETER, será iniciada com o tema Santos Dumont: balões e aviões, com Cléber Monteiro Nascimento Júnior, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da UFCG. Depois serão apresentadas mais duas palestras: Há Ciência na Magia do Vôo ?, com Raimundo Nonato Calazans Duarte, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, e João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física, ambas da UFCG; e Prática de Vôo, com Valdy Gama, do Clube de Vôo de Campina Grande. Às 9h30, no pátio da ETER, está agendada uma Oficina de Aeromodelismo, que será coordenada por Heber Sivini, da Associação de Aeromodelismo de Campina Grande.

A equipe
 
O Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, da UFCG, oferece oito cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil, Agrícola, de Minas, Química, de Materiais e de Produção, considerados entre os melhores do pais, e 5 bacharelados de igual nível – Física, Computação, Meteorologia, Matemática e Desenho Industrial. Estas palestras e a oficinas de aeromodelismo na Escola Técnica Redentorista objetivam divulgar a importância da ciência, da tecnologia e das técnicas da aeronáutica na sociedade atual, e prestam uma homenagem ao Centenário do Vôo Pioneiro do 14 Bis de Alberto Santos Dumont.

A aeronáutica, a aviação e o vôo sempre foram objetos de fascínio popular, mas alunos e professores de escolas modestas têm pouca, quase nenhuma, vivência com viagens aéreas e práticas de vôo. Assim, esta oportunidade de participar de práticas elementares de aeromodelismo nestas escolas apresenta-se como uma oportunidade de inclusão destes alunos e professores no mundo da aeronáutica.

A equipe responsável pelas palestras e pela oficina se reúne desde meados de 2005 e participa oficialmente das comemorações deste Centenário, com aval da Comissão Interministerial do Centenário do Vôo do 14 Bis. Integram a equipe o professor Raimundo Nonato Calazans Duarte, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, e o professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física, ambos do CCT, e ainda Valdy Gama, do Clube de Vôo de Campina Grande, e Heber Sivini, da Associação de Aeromodelismo de Campina Grande.

Conheça mais sobre a vida de Santos Dumont

Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no Distrito de Palmira, em Barbacena, MG. Filho de Henrique Dumont, engenheiro civil de obras públicas e mais tarde cafeicultor em Ribeirão Preto, SP, e de Francisca Santos Dumont, filha de tradicional família portuguesa vinda para o Brasil com D. João em 1808.

O pai Henrique, de ascendência francesa, teve papel fundamental na trajetória do filho Alberto, pois percebendo nele o fascínio pelas máquinas – que existiam em grande quantidade na fazenda Andreúva – direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade, não fazendo questão que ele se formasse em engenharia, como foi o caso dos outros filhos.

Em 1891, Alberto contando 18 anos, emancipado pelo pai, foi para Paris completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar, surgido aos 15 anos com a visão, nos céus de São Paulo, de um balão livre (balões livres são aqueles que fazem sua ascensão sem possuir nenhum tipo de dirigibilidade, ficando ao sabor das correntes aéreas). Ao chegar em Paris, Alberto se admira com os motores de combustão interna a petróleo que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e compra um para si, esquadrinhando todo o seu funcionamento. Logo estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis em Paris.

Com a morte do pai um ano depois, o jovem Alberto sofre um duro golpe emocional, mas as palavras do velho Henrique não foram esquecidas. Alberto continua os estudos e não se deixa levar pelos encantos perigosos da Cidade-Luz.

Em 1897 Alberto, já conhecido como Santos-Dumont pelos próximos, faz seu primeiro vôo num balão livre alugado. Um ano depois projeta e constrói, com a ajuda de operários e construtores de balões franceses, seu primeiro balão livre, o “Brasil”, homenageando sua pátria. Logo em seguida, associando os leves motores de combustão interna a petróleo a seus leves balões e construindo engenhosos lemes, Santos-Dumont inventa os balões dirigíveis: Balão 1, Balão 2, Balão 3, Balão 4, Balão 5, Balão 6, que se sucedem em prêmios no Aeroclube de França e sucesso na imprensa européia, imprensa norte-americana e no Brasil. O inventor agora é o centro das atenções, despertando o interesse militar para seus balões.

Em 1905, na platéia de uma corrida de lanchas num quente verão em Cote D’Azur, Santos-Dumont avista uma potente lancha com motor Antoinette de 24 HP, e começa aí a planejar o mais-pesado-que-o-ar. Aproveitado o sucesso dos planadores e em especial o planador cubo de Hargraves, o inventor constrói o primeiro avião, o 14 bis, com o motor Antoinette, usando o balão nº 14 para testes de estabilidade. Já em 7 de setembro de 1906 o 14 Bis deu um primeiro salto no ar, mas faltou potência. Em 23 de outubro, com motor Antoinette de 50 HP, o 14 Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrisou. Era o primeiro vôo homologado do mais-pesado-que-o-ar, para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle. Toda a imprensa francesa no dia seguinte louvou o fato histórico. Era o triunfo de um obstinado brasileiro e a conquista do prêmio Archdeacon oferecido pelo Aeroclube de França. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era o costume do inventor.

Santos-Dumont recebeu diversas homenagens por toda a Europa, nos EUA e América Latina, em especial no Brasil, onde foi recebido com festas e euforia. Seus projetos foram aperfeiçoados por outros aviadores e projetistas, já que ele não os patenteava e não desejava adquirir bens materiais com suas invenções, mas idealizava dotar a Humanidade com meios de facilitar as comunicações, desgostando-se com o uso agressivo que o avião teve na I Guerra Mundial. Ainda projetando, vemos Santos-Dumont construir o avião n°19 e n°20, conhecido como Demoiselle, com grande sucesso.

Em 1909, cansado e com a saúde já abalada por tantos perigos – afinal era projetista, financiador, construtor e piloto de testes de suas aeronaves – Santos-Dumont resolve deixar de lado os projetos aeronáuticos, recebendo, até a sua morte, em 23 de julho de 1932, muitas e merecidas homenagens no Brasil e no exterior, recebendo o justo epíteto de “o Pai da Aviação”.

O texto que abre a matéria foi construído pelo professor João Tertuliano e teve alguns acréscimos feitos pela Assessora de Comunicação da UFCG. O texto "Conheça mais sobre a vida de Santos Dumont" foi extraído do site http://www.aer.mil.br/fab/personalidades/sdumont/sdumont_acervo/index2.htm.


Data: 25/07/2006