Estudantes de nove países participam do Encontro das Águas

A expedição Conhecendo a Amazônia, a OTCA e a Juventude; Caminhos de Orellana, que saiu em 24 de junho de Iquito, Equador, chega neste sábado, 15, às 12h, a Manaus. No domingo, 16, os integrantes participam do Encontro das Águas, entre os rios Solimões e Negro, em evento organizado pela Igreja Ortodoxa Grega. O Ministério da Educação apóia a expedição, que conta com 90 pessoas, entre estudantes de 15 a 18 anos de idade, jornalistas e cientistas de nove países.

Os ministérios da Educação de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa selecionaram, cada um, cinco estudantes. O objetivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é proporcionar aos jovens experiência sobre a Amazônia para que entendam seus problemas e se envolvam com o futuro da região.

Diariamente, os expedicionários participam de oficinas e ouvem palestras sobre a história e a ocupação da Amazônia, problemas da população rural e urbana, povos indígenas e ribeirinhos e questões ecológicas. Também discutem alternativas para a sustentabilidade da região. "A idéia é introduzir a pesquisa de campo no ensino e fazer os alunos conviverem com zoólogos, botânicos, historiadores e geógrafos", disse a antropóloga e museóloga Ione Carvalho, da OTCA.

O evento também é realizado nos rios Nilo (Egito) e Danúbio (oito países da Europa) e no Mar Egeu (Grécia). O Encontro das Águas terá a participação da Igreja Católica, da comunidade indígena e da Igreja Ortodoxa Grega, além da Orquestra de Jovens, expedicionários e representantes das Nações Unidas. Também será realizado o 6o Simpósio Internacional Religião, Ciência e Meio Ambiente.

Os 45 estudantes da expedição também virão a Brasília. Eles chegam no dia 23, à noite. Uma extensa programação os espera na capital até o encerramento oficial, no dia 25, às 17h, no auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional.

Além do MEC, a expedição tem apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas e das universidades estadual e federal do Amazonas.

Mais informações pelos telefones (61) 3248-4132 e 3248-4119 e na página eletrônica da OTCA <http://www.otca.org.br/>.

Data: 17/07/2006