Reunião Anual da SBPC: Glaci Zancan convoca os jovens a perseguir a utopia da pesquisa científica e do conhecimento

"Os anos se passaram e o nosso sonho continua o mesmo: fazer com que nossos laboratórios sejam capazes de formar as novas gerações"

A ex-presidente da SBPC preparou breve intervenção para agradecer a homenagem da Reunião Anual, mas como Caspar Erich Stemmer, também homenageado, decidiu não falar. Leia o discurso (não proferido) de Glaci, ex-presidente e presidente de honra da SBPC, que está envolvida com a SBPC desde 1962, quando ajudou a organizar a reunião anual:

"Inicialmente gostaria de agradecer a generosidade da Comissão Coordenadora da Reunião e da Secretaria Regional pela iniciativa desta homenagem, assim como a todos aqueles que nela se envolveram.

Em segundo lugar, gostaria de a compartilhar com todos aqueles, que aqui na região sul, dedicaram seus esforços para dotar nossos estados de estruturas de fomento a C&T capazes de impulsionar a criação de novos grupos de pesquisa em nossas universidades e centros tecnológicos.

Não foi e não é fácil fazer pesquisa em nosso país, particularmente fora do eixo Rio-São Paulo, no entanto, o amor pela ciência tem sido capaz de motivar sucessivas gerações na busca da descoberta e da inovação.

Em terceiro lugar gostaria de me dirigir aos jovens que lotam esta platéia. Há 52 anos quando ingressei na universidade me apaixonei pela bioquímica e pela idéia de lutar por uma universidade competente.

Naquela época discutíamos uma reforma universitária como o fazemos agora. Quando ela veio não correspondeu aos nossos anseios. Mas, mesmo assim, posso lhes dizer que a luta não foi inglória, nós avançamos muito, basta constatar o vigor desta jovem universidade que hoje nos hospeda.

No entanto, os anos se passaram e o nosso sonho continua o mesmo: fazer com que nossos laboratórios sejam capazes de formar as novas gerações enquanto geram conhecimentos que extravasados em tecnologias apropriadas servem para alavancar a transformação social que a nossa sociedade necessita.

Para finalizar gostaria de convocar todos os jovens pesquisadores, aqui presentes, para continuarem a perseguir a nossa utopia que é a de dotar esse país de uma rede de universidades, que por gerarem novos conhecimentos e serem capazes de refletir criticamente os nossos problemas, devem se constituirem na vanguarda da educação nacional e dar suporte para a promoção social e econômica de nossa população.

Possamos todos, nos orgulharmos dos frutos de nosso compromisso com a construção de uma nação justa e solidária.

Muito obrigada".

Data: 17/07/2006