Laboratórios do Centro de Ciências Agrárias marcam presença na ExpoT&C

O Laboratório de Hidroponia e o de Tecnologia de Frutas e Hortaliças, por exemplo, estudam essa temática e estarão presentes nos pavilhões da ExpoT&C para apresentar cada uma delas aos visitantes.

A ExpoT&C é um espaço para apresentação e divulgação de idéias e produtos inovadores desenvolvidos dentro da área tecnológica. O evento é mais uma das atrações da 58a Reunião da SBPC e acontece nos três ginásios do Centro de Desportos da universidade. A exposição vai contar com a participação de empresas públicas e privadas, de órgãos governamentais e de fomento, além de instituições de ensino e pesquisa através de seus núcleos, como é o caso dos laboratórios do CCA.

Laboratório de Hidroponia

O Laboratório de Hidroponia, vinculado ao Departamento de Engenharia Rural, vai estar presente na ExpoT&C com um experimento baseado na produção de tomates e morangos a partir de uma inovação na técnica hidropônica. No procedimento desenvolvido pelo laboratório, além da ausência de agrotóxico, utiliza-se leite na pulverização das folhas.

Esse tipo de cultivo influencia positivamente o pH da planta e também proporciona um combate natural aos agentes causadores de doenças, resultado da ação das leveduras do leite. Esse e outros cuidados especiais, como uma nutrição balanceada, possibilitam a produção de frutas mais limpas e saudáveis.

Também no estande do Laboratório de Hidroponia será montada uma pequena horta, que será utilizada para demonstrar como é feito o cultivo hidropônico de vegetais e suas vantagens. O espaço da ExpoT&C também será aproveitado para apresentar e divulgar o curso de hidroponia ministrado pela equipe do laboratório e os outros trabalhos em andamento.

Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças

O uso de tecnologias limpas no processamento de alimentos ganha destaque mais uma vez ao servir de base para uma das pesquisas do Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver novos produtos e processos que valorizem as matérias-primas e minimizar os resíduos nas propriedades rurais e agroindústrias.

Uma das pesquisas, por exemplo, investiga as propriedades físico-química, funcionais e sensoriais da bebida de farelo de arroz. Essa bebida, que reduz o colesterol, protege a pele e regulariza a menopausa, estará disponível para os visitantes do estande. Outros projetos em desenvolvimento estarão expostos durante a ExpoT&C. É o caso do trabalho que estuda formas de otimização da produção do polvilho azedo e da pesquisa sobre as características físico-químicas, nutricionais e toxicológicas da farinha de palmeira-real.

Micropropagação

Outro representante do CCA na ExpoT&C é o Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal. O laboratório faz parte do Departamento de Fitotecnia e vai apresentar um pouco de cada trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e alunos. O laboratório segue linhas de pesquisas que vão da cultura de tecidos e micropropagação de plantas, passando pela caracterização da variação genética das espécies por meio de marcadores moleculares até o sequenciamento genético.

Vários projetos de pesquisa estão em andamento e serão apresentados na ExpoT&C. Esses trabalhos baseiam-se no estudo de diferentes plantas, nativas ou exóticas. Entre as espécies nativas estão a Lipia alba, mais conhecida como erva-cidreira de arbusto, o Euterpe edulis, nome científico de um palmiteiro da Mata Atlântica, e a Araucária angustifólia, ou simplesmente pinheiro-do-paraná. Já entre as espécies exóticas estudadas no laboratório destacam-se a maçã Malus domestica e a uva Vitis sp.

Data: 17/07/2006