Empresa júnior e a mais nova invenção de alunos do ITA estarão presentes na SBPC

Patente "Unidades de lâminas com formatos curvilíneos (cartucho) para aparelhos de depilar e/ou barbear" será apresentada durante o evento

Na área expositiva do Comando da Aeronáutica, estarão representados o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Ao visitar o stand do ITA, o público terá acesso a informações institucionais, e, ainda, conhecer um pouco mais sobre a ITA Júnior, a Empresa Júnior dos alunos do Instituto e um projeto desenvolvido para a Feira de Ciências que gerou a mais nova patente do Instituto.

A ITA Júnior, fundada em 1992, presta serviços de consultoria tecnológica e estratégica nas áreas de Engenharia e Informática. Os projetos são realizados por alunos do ITA selecionados entre os melhores alunos da graduação, o que confere aos projetos confiabilidade e excelência.

Estes alunos, orientados por um professor do Instituto, saem em busca de soluções para auxiliar empresas que necessitem de um diferencial para se destacar no mercado, considerando a melhor relação custo-benefício.

A oportunidade de atuar com empresas de pequeno, médio e grande porte, tais como GPM Imagens Especiais, Dixtal e Tetra Pak, permite à ITA Júnior participar do processo de desenvolvimento tecnológico de São José dos Campos e região.

No ano passado teve início um programa de parcerias com grandes empresas o que possibilitou uma melhoria na infra-estrutura da empresa júnior e treinamentos dos consultores e gerentes. Os atuais parceiros são o Banco Itaú, a Procter&Gamble, a Dasho e a Paranhos Consultoria.

Patente

Insatisfeitos com os atuais modelos de aparelhos de barbear e/ou depilar, seis alunos do primeiro ano de graduação do ITA, unindo conhecimentos da engenharia e da ergonomia, tiveram a idéia de produzir um aparelho que, atendendo às necessidades cotidianas, se adaptasse perfeitamente ao corpo, apresentando bons resultados.

Este projeto foi apresentado na Feira de Ciências de 2005 e resultou na patente "Unidades de lâminas com formatos curvilíneos (cartucho) para aparelhos de depilar e/ou barbear".

Trabalhando com diversos desenhos de aparelhos com as modificações desejadas — cabeçote reduzido e lâminas curvas, os alunos chegaram ao modelo final e produziram três protótipos que possuem ou em sua totalidade ou apenas nas laterais, diferentes curvaturas que otimizam a adaptação das lâminas cortantes a diferentes regiões do corpo.

O professor Choyu Otani (Divisão de Ensino Fundamental/Departamento de Física), que orientou estes alunos e acompanhou a evolução do projeto desde o início, considerou a idéia interessante e inovadora, destacando a visão empreendedora dos alunos que "tiveram a preocupação de que o trabalho proposto e realizado poderia merecer um depósito de patente de invenção".

Otani destaca ainda que "redigir este trabalho no formato de uma solicitação de privilégio foi bastante pesado, principalmente para os alunos" e observou uma característica muito importante: "a vontade deles de vencer todos os obstáculos que foram sendo postos à sua frente. Foram longos oito meses de trabalho de edição dos documentos. Mas no final, o que sobrou foi a sensação de que vencemos todas as dificuldades impostas, com pragmatismo e paciência".

E conclui afirmando que "é um grupo de heróis que deverão, no futuro próximo, conseguir galgar posições de destaque utilizando-se dos conhecimentos adquiridos com esta experiência".

Data: 17/07/2006