topo_cabecalho
Funadesp e Fulbright lançam programa de intercâmbio para docentes de instituições particulares

Inscrições até 15 de outubro

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) acaba de firmar uma parceria com a Comissão Fulbright (Comissão para Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil) para criação de um Programa de Bolsas de Estágio Doutoral voltado para os docentes de instituições de ensino superior particulares (Iesp).

Os professores brasileiros contemplados terão a oportunidade de desenvolver parte de sua formação de doutorado nos EUA. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro.

O edital do programa tem o objetivo de apoiar as políticas institucionais das Iesp em busca da formação e capacitação de docentes e pesquisadores de alto nível, além de propiciar oportunidades para o estabelecimento de intercâmbio científico e tecnológico.

Serão oferecidas 20 bolsas de estudo para o ano acadêmico de 2007. Podem se candidatar os professores de cidadania brasileira que sejam vinculados às Iesp e que estejam realizando doutorado em programa brasileiro de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes.

As instituições serão as responsáveis pela seleção e apresentação da candidatura de seus docentes. A duração do estágio pode variar de seis a nove meses, podendo ser prorrogada com aprovação da Comissão Fulbright, da Funadesp e da instituição de ensino superior do bolsista.

O intercâmbio educacional e cultural do governo americano desenvolvido pela Fulbright foi criado em 1946. No Brasil, o Programa Fulbright, como é conhecido, existe desde 1957 e já possibilitou que cerca de 2.600 brasileiros pudessem estudar nos EUA.

A íntegra do edital está disponível no link
http://www.funadesp.org.br/downloads/Edital_Funadesp_Fulbright_2006.doc.


Data: 17/07/2006