Reunião Anual da SBPC: Participação do Inpa/MCT na feira atrai muitos visitantes

Os visitantes da 1ª Expoc&t, que acontece em Florianópolis, até sexta-feira, podem conhecer detalhes macro e microscópicos de diversas amostras de árvores da Amazônia

No estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao MCT, está exposta uma parte da imensa xiloteca do Instituto, que conta com mais de 3 mil espécies arbóreas. A exposição está sendo realizada durante a 58ª Reunião Anual da SBPC.

Com a ajuda de uma lupa, os curiosos podem observar as células das madeiras expostas em três planos: transversal, radial e tangencial. O pesquisador do Inpa, Jorge Freitas, explica aos visitantes da feira as principais características das espécies, como as diferenças entre cores, densidade, etc..

Além da xiloteca, o Inpa levou para a exposição produtos manufaturados a partir da pele de peixe, como sapatos, bolsas e cintos, além de uma maquete de um secador de madeira, que é movido a energia solar.

O projeto é voltado, principalmente, para os micro empresários do setor moveleiro, e é uma opção menos poluente e mais barata do que os equipamentos movidos a óleo e energia elétrica. O Inpa já está testando também outros protótipos para secar sementes, grãos, e couro de peixe, também movidos a energia solar.

Entretanto, para equipe de expositores do Inpa, coordenado pelo pesquisador Dr. Carlos Bueno, a maior procura dos estudantes que visitam o estande é por informações sobre os cursos de pós-graduação do Instituto, como Biologia Tropical e Recursos Naturais. Outro sucesso no estande do Inpa, é uma verdadeira viagem aos sabores de produtos processados pelo setor de Tecnologia de Alimentos, onde acontece momento para degustação de sucos feitos a partir de frutas da região e também serão saboreadas geléias, bombons, licores, peixes defumados, a famosa sopa desidratada de piranha, entre muitos outros produtos.

Data: 18/07/2006