Softwares produzidos na UFCG e adotados na Chesf são destaques

Terminou ontem, quarta, 19, a apresentação de trabalhos e palestras do I Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE), realizado desde a última segunda-feira no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande. Mais de 400 pesquisadores, professores e estudantes da área de sistemas elétricos participaram do simpósio que contou com a presença de pesquisadores de países como Portugal, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Dos 120 trabalhos – produzidos no Brasil e em outros países – apresentados ao público, 26 foram produzidos na Paraíba e ganharam destaque e reconhecimento dos participantes. De acordo com a organização, o objetivo do simpósio é promover o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas na área de sistemas elétricos.

Dois softwares produzidos pelo Grupo de Sistema Elétricos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e adotados por todas as unidades da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para diagnosticar falhas no sistema da companhia ganharam destaque nas apresentações do simpósio. De acordo com a professora do departamento de engenharia elétrica da UFCG e uma das coordenadoras do evento, Núbia Brito, os softwares Neuranálise e Wavan são apenas alguns dos trabalhos produzidos em Campina Grande e que passaram a ganhar uma dimensão nacional e internacional. “Este é o primeiro simpósio brasileiro de sistemas elétricos e é muito importante para os profissionais da Paraíba este espaço para divulgarmos os trabalhos feitos aqui na região”, explicou.

No início, os softwares foram implantados apenas na subestação da Chesf de Campina Grande como teste. Após a comprovação da boa qualidade do produto, a companhia decidiu ampliar o uso da tecnologia para todas as unidades espalhadas pelo Brasil. A ferramenta possibilita o diagnóstico de falhas no sistema de funcionamento da companhia, possibilitando uma resolução antecipada dos problemas.

Os principais profissionais e representantes das empresas de energia elétrica, engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades e fabricantes de equipamentos participaram das discussões promovidas pelo simpósio.

Data: 20/07/2006