topo_cabecalho
Cadernos do Projeto Memória da SBPC apresentados na Reunião Anual

O objetivo é registrar os principais debates das Reuniões Anuais da entidade

Os cadernos da memória da SBPC constituem uma série que começou a ser escrita após a reunião de 2004 e teve a 6º e 7º edição dedicadas a fundação e aos primeiros movimentos (1948-1958), referente a década inicial da Sociedade.

A 14º edição retrata as primeiras conferências, na íntegra, realizadas pela SBPC.

Esta coletânea de documentos inicia-se com a reprodução do original manuscrito da Ata de Fundação.

Na seqüência, foi selecionado um representante de cada instituição envolvida com a criação da SBPC, entre os 269 registros de sócios fundadores, inscritos em 8 de novembro de 1948, no primeiro livro de sócios.

"A idéia do projeto é criar uma fonte de informação e de pesquisa sobre a SBPC e para a SBPC, dentro da sua própria história", diz Walkiria Chassot, historiadora e coordenadora do projeto.

A 15º, 16º e 17º edição retrata as atas dos simpósios sobre a utilização da energia atômica para fins pacíficos no Brasil e também o perfil dos palestrantes, juntamente com um glossário.

"Se não fosse essa discussão sobre energia nuclear atômica, talvez hoje não existisse o CNPq”, diz Martha San Juan, que participou do projeto de elaboração dos cadernos coordenado por Walkiria.

Segundo o presidente da SBPC, Ennio Candotti, os cadernos a partir deste ano podem ter divulgação digitalizada.


Data: 20/07/2006