Inpa participa de comitiva do MCT aos EUA

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Val, fará parte da comitiva do MCT que cumprirá uma série de compromissos sobre Cooperação Científica e Tecnológica entre Brasil - Estados Unidos, em Washington, de 20 a 22

Nesta quinta-feira, acontecerá no Museu de História Natural, do Instituto Smithsonian (Washington), uma Cerimônia de Assinatura de Acordos de Cooperação entre os dois Países.

Adalberto estará presente no evento, no qual serão formalizadas parcerias científicas com a Agência Espacial Americana (Nasa) para o Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (Programa LBA) e com o Instituto Smithsonian para o Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), ambos com sedes no Inpa.

Nesta sexta-feira, acontecerá a Reunião da Comissão Conjunta Brasil - Estados Unidos, na Academia Nacional de Ciências em Washington, Distrito de Columbia. Dirigentes e representantes de instituições ligadas a C&T dos dois países farão apresentações sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciências da terra, agricultura, saúde pública, biomedicina, energias renováveis, educação, entre outras.

Encerrando as atividades, no sábado, o diretor do Inpa ao National Aquarium, também no Smithsonian Institute, onde está sendo apresentada uma exposição com o tema "A Floresta Amazônica Inundada" (Flooded Amazon Florest). A iniciativa contribuirá para a criação de idéias que vão ao encontro da construção de um grande aquário no Inpa.

Também fazem parte da comitiva o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do MCT, Carlos Oiti Berbert, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, o presidente do CNPq, Erney Camargo.

Data: 20/07/2006