Expedição Caminhos de Orellana chega domingo a Brasília

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em parceria com o Ministério da Educação, reuniu 45 estudantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e da Guiana Francesa para conhecerem a rota da expedição realizada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do curso do rio Amazonas, no século XVI (1541 e 1542). A expedição chega domingo, dia 23, a Brasília.

A viagem organizada pelo projeto Conhecendo a Amazônia - A OTCA e a Juventude - Caminhos de Orellana teve inicio no dia 24 de junho de 2006, em Quito, no Equador, e será concluída no dia 27 de julho, em Brasília. Trechos da expedição foram percorridos por terra, rios e pelo ar, passando pelo Equador, Peru, Colômbia e Brasil.

A Amazônia Continental é compartilhada por oito países e o território da Guiana Francesa. Com 7,5 milhões de quilômetros quadrados, ocupa mais de 40% da superfície da América do Sul. Em algumas dessas nações, a Região Amazônica representa mais da metade da superfície dos seus territórios nacionais e 67,79% da Bacia Amazônica e das florestas tropicais se encontram no território brasileiro.

Seleção

Os expedicionários passaram por um processo de seleção de redações temáticas que foram enviadas pelas escolas públicas e privadas participantes diretamente ao ministério da Educação de cada país membro e do território da Guiana Francesa.

O projeto pretende, além de oferecer uma oportunidade aos jovens de conhecer a Amazônia, fazer com que as escolas públicas e privadas dos países membros da OTCA e do território da Guiana Francesa, motivem seus professores a trabalharem com o tema amazônico.

Os estudantes estão sendo acompanhados por uma equipe composta por 25 jornalistas e professores, de quatro países, com quem tiveram  oportunidades de diálogo e transmissão de conhecimentos sobre a geografia, a geologia, a antropologia, a história e a biodiversidade da região.

Data: 21/07/2006