topo_cabecalho
Reunião Anual da SBPC: Homenagem para Santos Dumont

A vida e o trabalho de Alberto Santos Dumont e a comemoração do centenário do primeiro vôo completo da história, em 23 de outubro, foram destaque no último dia do evento

Na sexta-feira, o historiador Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), proferiu conferência sobre a vida do inventor e a criação do 14-Bis.

Durante o evento, os visitantes puderam conhecer uma réplica do famoso avião e do primeiro ultraleve, também inventado por Dumont.

"No início do século 20, Santos Dumont já era o inventor mais conhecido da Europa", contou Barros.

O historiador relembrou a infância de Dumont, filho do maior cafeicultor do país, e de suas leituras prediletas, que incluíam Júlio Verne, autor de livros de ficção científica.

"Ele era também exímio balonista, e ainda antes do 14-Bis fez o primeiro vôo dirigido da história."

A vida do aviador também foi destaque na Exposição de Tecnologia e Ciência.

No estande, sempre lotado, diversas fotos restauradas sobre as atividades do inventor, uma réplica do 14-Bis e outra do Demoiselle, o primeiro avião da categoria ultraleve.

"A réplica do 14-Bis foi desenvolvida com bambu e seda, materiais utilizados por Dumont para a construção do avião original", explicou o técnico do Ministério da C&T, José Luís Barros.


Data: 24/07/2006