65% apóiam cotas raciais na Faculdade

Menos de metade dos entrevistados pelo Datafolha conhece a proposta, e apenas 9% declararam estar bem informados. Pesquisa indica que rejeição à reserva de vagas para os negros em Universidades é maior entre os mais ricos e os mais escolarizados

A maioria dos brasileiros é a favor da adoção das cotas para afrodescendentes nas Universidades, mas a aprovação diminui à medida que aumenta a renda familiar e a escolaridade do entrevistado, aponta pesquisa Datafolha feita com 6.264 pessoas acima de 16 anos.

Desse total, 65% são favoráveis à reserva de um quinto das vagas nas Universidades públicas e privadas para negros e descendentes, como prevê um dos pontos do Estatuto da Igualdade Racial, que tramita no Congresso.

A votação deve acontecer no próximo ano.

Ao mesmo tempo em que aprovam as cotas para negros, 87% dos entrevistados também concordam que deveriam ser criadas reservas de vagas nas Universidades para pessoas pobres e de baixa renda, independentemente da raça.

Negros e pardos representam hoje 48% da população brasileira, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) 2004.

O levantamento mostra também que o assunto precisa ser mais bem discutido. O estatuto é conhecido por 46% dos entrevistados, porém apenas 9% se dizem bem informados sobre ele.

Também nesse ponto o conhecimento aumenta conforme cresce a renda familiar e a escolaridade do entrevistado.

A maior taxa de aprovação das cotas raciais ocorre entre as pessoas com escolaridade fundamental (71%). Já entre os entrevistados com nível superior acontece uma inversão: 55% são contra as cotas raciais.

O mesmo acontece entre as pessoas com renda familiar acima de dez salários mínimos -que representam 2% da população brasileira, segundo a Pnad. Apenas 39% são favoráveis às cotas, contra 57% dos que não concordam com elas.

Nessa faixa salarial, a rejeição é alta tanto entre aqueles que se autodeclaram brancos (64%) quanto para os negros (54%). O índice cai para 47% entre os pardos.

Já entre os que ganham até dois salários mínimos, o índice de aprovação é de 70%.

Para Roberto Romano, filósofo e professor titular de ética e filosofia política na Unicamp, os resultados podem ser interpretados sob dois pontos de vista.

"O moralista diria que quanto mais privilegiada uma pessoa, mais ela quer ser. Eu prefiro acreditar que os mais escolarizados sabem que não existem soluções mágicas, conhecem as dificuldades do ensino e da pesquisa dentro da Universidade e têm consciência da atitude administrativa que se deve ter."

Já o professor de antropologia da UnB, José Jorge Carvalho, entende que os resultados da pesquisa indicam que "a elite não quer perder o poder".

"Vagas nas universidades públicas boas são cotas de poder. E a elite não quer concorrentes negros", diz Carvalho, que foi um dos idealizadores do programa de cotas para negros da UnB.

A cor declarada pelo entrevistado não representa diferença estatística significativa sobre a aprovação das cotas. Entre os negros, 69% são a favor e, entre os brancos, 62%.

"Isso mostra que no Brasil o problema da desigualdade não está colocado em termos de raciais e sim de gente pobre", avalia o cientista político Bolívar Lamounier.

O sociólogo Edward Telles, professor do departamento de sociologia da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), pensa que esse dado merece mais pesquisa.

"Já o encontrei em minhas pesquisas também, mas não sei bem dizer por que", diz ele.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 17 e 18 de julho em 272 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Data: 24/07/2006