topo_cabecalho
China lançará sementes de mais de duas mil plantas ao espaço

A China lançará ao espaço em setembro um satélite com 2.000 sementes, experimento que busca conhecer as mudanças que a falta de gravidade e a exposição ao cosmos podem exercer nas plantas, informou a emissora de TV chinesa "CCTV".

A China já enviou sementes ao espaço antes, mas esta é a primeira vez que uma missão é integralmente dedicada ao projeto.

Assim que as sementes retornarem à terra, elas serão plantadas e cultivadas para analisar as mudanças que flores, frutos e outras partes das plantas sofrem no espaço.

A agência 'Xinhua' lembrou que China é um dos três países do mundo que possui tecnologia de recuperação de satélites, e que já lançou 22 satélites deste tipo, fracassando apenas em uma ocasião na tentativa de retorno à terra.

A nave 'Shijian VIII', que será utilizada na missão, ficará 15 dias no espaço, segundo responsáveis da Comissão de C&T e Indústria de Defesa Nacional, que cuida do projeto ao lado do Ministério da Agricultura.

Embora os tipos de sementes não tenham sido revelados, sabe-se que entre eles as há cereais, hortaliças para consumo humano, e também amostras de seres vivos não vegetais ou animais, como fungos.

Vermes de seda, flores, arroz e até mesmo sêmen de porco foram enviados por cientistas chineses ao espaço em missões anteriores, que analisavam possíveis mudanças físicas e biológicas da matéria terrestre no cosmos.

A possibilidade de desenvolver uma agricultura espacial para fornecer alimentos a astronautas ou futuras colônias humanas em outros planetas foi um dos temas mais apaixonantes tratados esta semana durante a 36ª Assembléia do Comitê de Pesquisa Espacial, realizado em Pequim.


Data: 24/07/2006