Petrobras inaugura centro de capacitação e pesquisa em meio ambiente do país

A Petrobras assina nesta terça-feira, em Cubatão, na Baixada Santista, o termo de doação do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) à USP

A solenidade conta com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo; do diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, do gerente geral da RPBC, Luis Alberto Verri, do presidente da Cetesb, Otavio Okano, e demais autoridades.

Localizado em uma área junto a Serra do Mar, o empreendimento foi construído em um espaço de 20 mil m² pertencente à Refinaria Presidente Bernardes, em frente à rodovia Cônego Domenico Rangoni, km 270+3, Cubatão-SP. A gestão do Cepema ficará a cargo da Universidade de São Paulo, com a participação das universidades locais e da Petrobras. Durante os cinco primeiros anos, a Petrobras assumirá a manutenção do centro. Finalizado o prazo, a responsabilidade passará à USP.

Com investimentos de R$ 12 milhões da Petrobras, o Cepema tem como objetivo consolidar, aplicar e difundir os conhecimentos existentes nas universidades, centro de pesquisas e do setor industrial no tratamento de questões relacionadas ao meio ambiente.

O público-alvo será formado por professores, estudantes, pesquisadores, ONGs, agências ambientais, indústrias e a comunidade de maneira geral. A construção do órgão é resultado de uma compensação sócio-ambiental negociada em um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta Ambiental (TCAC) entre a Petrobras, a Cetesb e o Ministério Público, assinado no dia 4 de março de 2004.

Extensão universitária

No Cepema serão desenvolvidos cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de preservação dos recursos naturais, principalmente no aspecto de gestão ambiental, de resíduos industriais e de pessoas, visando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências na área ambiental, tendo como foco a comunidade em geral.

Também serão realizadas avaliações de emissões atmosféricas e de qualidade do ar, efluentes hídricos e qualidade de corpos d´água, resíduos sólidos, águas subterrâneas, entre outras, com intuito de promover estudos sobre as melhores práticas e desenvolvimento tecnológico para aplicação na gestão ambiental das indústrias de Cubatão.

Além disso, o Centro manterá intercâmbio com órgãos públicos, organismos internacionais e entidades privadas, nacionais ou estrangeiras visando à cooperação para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa na área de meio ambiente.

Infra-estrutura

Projetado pelo arquiteto Carlos Brakte, o complexo terá 4 mil m² de área construída. Ficará instalado ao sul da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão, na rodovia Cônego Domenico Rangoni (ex-Piaçagüera-Guarujá), em meio a uma área de 20 mil m².

Além do prédio principal serão construídos um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais da fauna silvestre (CTRA), viveiro de mudas, sistema de tratamento de efluentes hídricos e área para segregação de resíduos sólidos e reciclagem/reutilização dos mesmos. Terá também áreas de suporte ao órgão, como administração e estacionamento.

O Cepema terá seis laboratórios, seis salas de aula, auditório, salas de apoio, centros de documentação, almoxarifado e duas suítes para apoio a pesquisadores. Os laboratórios serão equipados com a infra-estrutura necessária, como bancada, sistema de purificação de água, linhas para gases (nitrogênio, hélio, oxigênio e ar sintético), sistema de vácuo, ar comprimido e chuveiros de emergência.

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais contará com duas salas para atendimento a emergências, cozinha e área para manutenção de mamíferos, aves e répteis durante o período de recuperação dos mesmos. O viveiro de mudas terá capacidade para abrigar dez mil espécies nativas da mata atlântica da região, divididas entre espécies pioneiras, secundárias iniciais e secundárias tardias, visando à utilização em projetos de recomposição ou enriquecimento de vegetação nativa.

Data: 25/07/2006