Pesquisadores que desenvolvem projetos em comunidades tradicionais reclamam de atraso na liberação de recursos

Segundo o grupo, após vários contatos, o CNPq respondeu que o problema é do Ministério do Meio Ambiente, que não repassou as verbas

Os pesquisadores enviaram, no final de junho, uma carta ao presidente do CNPq, Erney Camargo. Para que a comunidade científica tome conhecimento da situação, a carta foi publicada no Jornal da Ciência da SBPC. Leia a seguir:

Prezado Senhor,

O CNPq tem se destacado como Instituição idônea e tem apoiado realmente os pesquisadores brasileiros. Em respeito a essa tradição solicitamos a V. Sª. maiores esclarecimentos sobre o Edital MCT/MMA/Seap/Seppir/CNPq n.º 26/2005.

Como pesquisadores que desenvolvem projetos em comunidades tradicionais, tivemos uma raríssima oportunidade de apoio do CNPq com esse edital. Entretanto, depois de termos os projetos aprovados em lista divulgada em 29 de novembro de 2005, e de termos enviado toda a documentação solicitada, estamos todos prejudicados pelo atraso na liberação dos recursos.

Estamos numa situação muito difícil, pois, já se passaram seis meses, as comunidades (que inclusive assinaram um termo de acordo com o projeto) têm nos questionado sobre o início das atividades e recursos, e não temos nenhum posicionamento do CNPq quanto a isso.

Esperamos que esta situação seja resolvida o mais breve possível, e aguardamos um esclarecimento do CNPq. Por que os recursos não foram disponibilizados até o momento?

Atenciosamente,

Alberto Cipiniuk, PUC-Rio;
Roosevelt Passos Barbosa, Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira – AM;
Cristiana Guimarães Simão, Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Agroflorestal/ Governo do Estado do Acre;
Jocemar Tomasino Mendonça, Instituto de Pesca – Núcleo do Litoral Sul – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP;
Maria de Fatima Barbosa Coelho, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev)/ UFMT;
Antonieta do Lago Vieira, Universidade Federal do Amazonas;
Climene Laura de Camargo, Universidade Federal da Bahia;
Regina Aparecida, Polo Muller/ Unicamp;
Nelson Russo de Moraes; Oscip Social Desenvolvimento Humano e Comunitário;
Edir José Tedesco, Casa Familiar do Mar `Luiz Carlos Perin`, São Francisco do Sul – SC;
João Vicente Mendes Santana, Coordenação de Recursos Pesqueiros e Agronegócio, Cefet/PA;
Maria Luiza Garnelo Pereira, Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane – Fiocruz;
Francisco Samonek, Depto. de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre;
Eliane Dayse Pontes Furtado, Depto. de Estudos Especializado/Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará;
Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins;
Oscar Lameira Nogueira, Embrapa Amazônia Oriental/ Belém, PA;
Claudia Leonor López Garcés, Museu Paraense Emílio Goeldi/ Belém, PA;
Janne Cavalcante Monteiro, Universidade Federal de Rondônia;
Carlos Eduardo Ferreira de Castro, Instituto Agronômico - Campinas/SP;
Juliana Mariano Alves, Fundação Universidade do Tocantins;
Osvaldo Heller da Silva, Universidade Federal do Paraná;
Marluce Zacariotti, Projeto Gecart, Universidade Federal do Tocantins.

Data: 26/07/2006