topo_cabecalho
Biquíni avisa se a pele está em perigo

Sensor na cintura indica quando quantidade de raios UV é excessiva

Ao completar 60 anos, o biquíni entra na era eletrônica com um novo modelo que inclui um alarme embutido para avisar quando é hora de a banhista sair do sol - e aliviar os temores de que qualquer excesso possa fazer mal à saúde.

A Sociedade Americana do Câncer diz que a melhor maneira de reduzir o risco de câncer de pele, o tipo mais comum, é evitar a exposição excessiva ao sol e a fontes de raios ultravioleta (UV).

Assim, a companhia canadense Solestrom vai pôr à venda em agosto um biquíni com um medidor de UV embutido na cintura e alarme que emite um bipe quando é hora de ir para a sombra. Uma outra versão do biquíni traz peças plásticas não apenas decorativas. Elas mudam de cor dependendo da intensidade dos raios ultravioleta, fazendo o mesmo alerta que o alarme sonoro.

O medidor do biquíni, de US$ 190, exibe a intensidade de UV numa escala de 0 a 20. A sensibilidade das pessoas ao UV depende do tipo de pele, mas, em geral, de 3 a 5 seria considerado moderado, de 8 a 10, muito alto e, mais de 11, extremo.

A companhia já detectava uma forte demanda da Austrália à África do Sul, que têm os mais altos índices de câncer de pele do mundo. Os EUA têm cerca de 1 milhão de novos casos por ano. No Brasil, devem ser registrados até o fim do ano 58 mil novos casos.


Data: 27/07/2006