Reitor da UFCG dá posse a 43 professores e 12 servidores técnico-administrativos para os campi de Cuité e Pombal

O Reitor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, dará posse a um total de 55 novos profissionais, dos quais 43 são professores e 12, servidores técnico-administrativos, que estarão ingressando no quadro de servidores da Universidade nesta segunda-feira, 31, e terça, 1° de agosto de 2006. Todos foram aprovados em recentes concursos públicos realizados pela Universidade e serão distribuídos para desempenhar suas atividades nos campi de Pombal e Cuité.

Hoje, segunda, serão empossados 30 professores e 7 servidores técnico-administrativos, que irão trabalhar no Centro de Educação e Saúde – CES, do campus que está sendo instalado em Cuité, na Região do Curimataú, no Estado da Paraíba, cujo diretor pro tempore é o professor Márcio de Matos Caniello. A solenidade acontece no auditório do INSS, naquela cidade. Amanhã, terça-feira, tomarão posse 13 professores e 5 servidores técnico-administrativos que irão desenvolver suas atividades no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA, que está sendo implantado na cidade de Pombal, Região do Sertão da Paraíba, cujo diretor pro tempore é o professor Martinho Queiroga Salgado.

Estarão presentes às solenidades, dentre outros dirigentes da UFCG, o Pró-reitor de Ensino, professor Vicemário Simões, o Secretário de Recursos Humanos, professor José Marcos Gonçalves Viana, os diretores dos dois campi já citados, além de autoridades vinculadas a diversos setores da sociedade civil das duas cidades.

Centro de Educação e Saúde – CES, do campus de Cuité

O Centro de Educação e Saúde – CES passará a funcionar administrativamente a partir do dia 1º de agosto com suas coordenações e unidades acadêmicas. Além do quadro de pessoal permanente, o Centro contará também com o apoio de profissionais terceirizados.

No momento, a Universidade está concluindo a reforma das instalações da antiga Escola Agrotécnica de Cuité, doada à UFCG pela prefeitura, onde deverão funcionar provisoriamente a diretoria do CES, as unidades acadêmicas e as coordenações dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia.

A Universidade, através da Secretaria de Infra-estrutura da UFCG, dirigida pelo professor Eduardo Jorge Lira Bonates, está recuperando quatro salas de aula, com capacidade para 50 alunos em cada uma, e também o prédio onde funcionará o laboratório de informática, cujo ambiente terá capacidade para instalação de 60 computadores e onde serão realizadas atividades de ensino e extensão, através da promoção de cursos para a comunidade local e estudantes de escolas do ensino fundamental e médio daquela cidade. Também no mesmo local, já está sendo construído o primeiro bloco de salas de aula (foto), que terá dois pavimentos com sete salas em cada um.

O campus de Cuité ganhará este ano um ambiente para os docentes, composto por dois pavimentos, com 47 salas com capacidade de instalação de dois professores em cada uma, além dos prédios da biblioteca e do setor de manutenção.

Outra obra que deverá ser iniciada em breve, é o projeto paisagístico do campus e, para tanto, estão sendo realizados estudos com a finalidade de arborizar o campus com plantas predominantemente da região.

Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA, do campus de Pombal

A Direção do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA, localizado na cidade de Pombal, está recebendo da UFCG todo o apoio visando à recuperação da estrutura física do Colégio José Bezerra, e também para que sejam construídos novos espaços pra o pleno funcionamento do novo campus, que vai oferecer os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Contábeis. A instalação do Centro no citado colégio foi possível em função de um convênio quatripartite, envolvendo a UFCG, a Fundação de Ensino Superior - FES, da Diocese de Cajazeiras, a Paróquia e também a Prefeitura da cidade de Pombal. No Colégio José Bezerra, funcionaram os cursos de Agronomia e Ciências Contábeis mantidos pela Diocese.

A Secretaria de Infra-estrutura da UFCG é quem está coordenando todos os trabalhos de recuperação das instalações físicas e novas construções dos campi de Pombal e Cuité.

(A matéria original foi reformulada por Jaldete Soares, Assessora de Comunicação da UFCG, Rosenato Barreto, Assessor de Imprensa da Secretaria de Projetos Estratégicos – SPE, da UFCG)

Data: 31/07/2006