topo_cabecalho
Revista vê sucesso e novos desafios para o programa do Brasil contra a Aids

A revista "Science" desta semana também dedica espaço especial à história e às lições da pandemia de Aids, com destaque para a América Latina -inclusive o Brasil

O periódico científico classifica como um grande sucesso o programa brasileiro de combate à doença, mas alerta que dias difíceis podem estar à frente.

O grande desafio, segundo a "Science", é manter baixo o custo do tratamento gratuito oferecido aos portadores do HIV no país. "O Brasil produz apenas oito medicamentos anti-retrovirais, e todos eles são fórmulas relativamente antigas.

Um grupo de catorze novos remédios oferece muitas vantagens, como menos efeitos colaterais, mais potência e mais eficácia contra formas resistentes do vírus", diz a "Science".

O problema é que obter ou fabricar as novas drogas a um preço compatível com o tratamento anual envolve novas negociações com as grandes empresas farmacêuticas que detêm as patentes sobre elas. O cálculo da revista é que o custo anual de cada paciente de Aids para o país saltou de US$ 1.336 para US$ 2.500 de 2004 para cá.

A "Science" aponta que, para contornar o problema dos custos, o país terá de fazer com a indústria farmacêutica acordos mais vantajosos do que os que estão sendo firmados até agora.


Data: 28/07/2006