topo_cabecalho
UFCG inaugura Laboratório Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias Ambientais

Laboratório elabora dossiês de ambiência, projetos ambientais, cartilhas de fitoterápicos etc...

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, ganhou, recentemente, o Laboratório Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias Ambientais - LICTA, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – CTRN, campus de Campina Grande. O laboratório é fruto do convênio: MEC/SESU/UFCG e tem como objetivos elaborar dossiês de ambiência e realizar projetos ambientais. O dossiê é um documento que a UFCG elabora contendo os principais problemas dos municípios, e nele estão apontadas as soluções. O Reitor Thompson Fernandes Mariz já entregou um dossiê à Prefeitura de São João do Rio do Peixe e um outro à Prefeitura do município de Cabaceiras. A UFCG tem ainda elaborado dossiês das cidades de Cubati, Pedra Lavrada, São José do Sabugi, Sossego e Várzea.

A missão do LICTA é impulsionar o desenvolvimento sustentável do semi-árido, criar equipe multidisciplinar e promover capacitação técnica. Integrantes da equipe que compõe o Laboratório afirmam que a principal meta é a realização de sete Dossiês de Ambiência, além da montagem da estrutura física e fornecer apoio logístico aos dossiês e cursos, através de pessoal, computadores, móveis e livros.

Trabalhos em andamento

Além dos dossiês de Ambiência e a construção do próprio laboratório, a equipe de profissionais está elaborando a Cartilha de Fitoterápicos para uso humano e animal, e também artigos científicos.

Cuidado com o meio ambiente é tarefa de todos

Veja o que diz a equipe de profissionais do Laboratório sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente:

“O cuidado com o meio ambiente é tarefa de todos. Os recursos naturais do qual a sociedade se apropriam sob o pretexto de garantir vida melhor e digna, também dever ser ampliada às demais gerações que virão no futuro próximo. A pequena ação da preservação hídrica em prol dos recursos naturais, exemplo da barragem subterrânea pode ter repercussão planetária. O simples gesto de não jogar lixo nos ambientes aquáticos tem a maior importância no desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, não apenas humana, mas dos animais silvestres. E se tratando de semi-árido, esses aspectos ainda ficam ainda mais críticos. E, foi pensando estimular maior conhecimento acerca desse bioma que foi constituído o presente projeto, com o fim de construir relação harmônica entre o ser humano e o meio ambiente”.

Cartilha de Fitoterápicos para uso humano e animal

Equipe técnica que elabora a cartilha: José Luciano de Lima, mestre em Botânica; José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, doutor em Recursos Naturais; Dermeval de Araújo Furtado, doutor em Recursos Naturais; Haroldo Sátiro Xavier, doutor e Ciências Farmacêuticas e Biológicas, e Jógerson Pinto Gomes Pereira, doutor em Agronomia.

O texto abaixo foi elaborado pela equipe técnica e resume a importância que as plantas têm para a nutrição e saúde dos seres vivos.

“As plantas possuem em sua constituição fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas, lipídeos, óleo essencial e substâncias específicas, sempre importantes na nutrição e saúde dos seres vivos. O tipo de planta é caracterizado por possuir predominantemente esse ou aquele elemento, e, raízes, folhas, flores, frutos, sementes e cascas compõem insumos laboratoriais que remontam à própria história da humanidade e da farmacopéia. A diversidade de plantas e a tradição familiar e secular de sua utilização para diferentes males foram decisivas no objetivo deste trabalho que é o de registrar as ervas medicinais de uso mais comum no Nordeste do Brasil para uso humano e animal. A metodologia utilizada obedece ao livro Plantas Medicinais de Harri Lorenzi e Francisco José de Abreu Matos, além de levantamentos de espécies vegetais em herbários, consultas a diferentes artigos registrados na literatura especializada, entrevistas com raizeiros(as) e vendedores de ervas nas feiras livres de várias comunidades no interior dos estados de Pernambuco e Paraíba, e visita de campo. Do total registrado, foram eleitas 50 plantas de utilização mais comum. As plantas estão ilustradas com fotografias e descritas de forma tão objetiva que possibilita o entendimento do mais simples leigo. A relação está disposta em ordem alfabética, com nome popular e científico, descrição botânica, origem, formas de cultivo, partes usadas, utilidade, modo de preparação e a dosagem correta. A cartilha destaca como adquirir ou coletar, guardar e manusear as plantas para fins de remédio natural sem desperdiçar seus princípios ativos. O conteúdo desta cartilha não dispensa a assistência médica e veterinária.”

O mundo não nos foi presenteado pelos nossos antepassados, mas emprestado por nossos filhos.
Provérbio africano.


Data: 01/08/2006