Educação profissional pública tem ocupação de 94%

O crescimento dos cursos superiores de tecnologia, oferecidos pelas universidades e voltados para formação de mão-de-obra técnica especializada, como os da produção de vinho ou de jóias - está a todo vapor na educação pública. Os últimos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), referentes ao Censo de 2004, mostram que 94% das vagas oferecidas no sistema público foram preenchidas. Portanto, foram ocupadas 17.963 vagas das 19.103 oferecidas nas escolas públicas. O número de cursos em instituições públicas passou de 95 em 1994 para 359 dez anos depois.

Os cursos de graduação em tecnologia são voltados para a produção e inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços. Os últimos dados registram que 153 mil alunos estão matriculados no ensino superior tecnológico brasileiro. As áreas que mais oferecem cursos de tecnologia são a industrial, de informática e de gestão. Os dados do Inep revelam ainda que em 1994 havia 23.861 vagas na educação profissional pública e privada, passando em 2004 para 200.458. A quantidade de cursos oferecidos, também nas duas esferas, cresceu de 261, em 1994, para 1.804, em 2004. Um  crescimento de 691% em dez anos.

A expansão da educação tecnológica entre 1994 e 2004 deu-se principalmente na iniciativa privada. A Lei nº 9.649, de 27 de maio de 1998, impedia a União de expandir a educação profissional. A alteração da lei, em novembro de 2005, permitiu à União criar escolas técnicas, agrotécnicas federais e unidades descentralizadas, quando não for possível fazer parcerias com estados ou municípios, ONGs e o setor produtivo.

A mudança viabilizou o plano de expansão da rede federal, permitindo a oferta de educação profissional nas regiões com menor de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Agora, estão previstas a construção de cinco escolas técnicas federais (ETFs), quatro escolas agrotécnicas federais (EAFs) e 33 unidades descentralizadas vinculadas aos centros federais de educação tecnológica (Cefets).

Inscrições

Em 1994, 107.854 candidatos se inscreveram para concorrer a vagas em cursos tecnológicos; enquanto em 2004, houve 284.994 inscrições.  Em relação aos concluintes, o crescimento foi de 332% entre 1994 e 2004 - de 7.896 formados para 26.240.

Atualmente, o Brasil possui mais de 3.500 cursos superiores de tecnologia, com 1.236 denominações diferentes. Menos de 5% das matrículas do ensino superior estão em cursos de tecnologia, enquanto nos Estados  Unidos o percentual chega a 46%.

Normalmente, os cursos são oferecidos em regiões com demanda pela formação de determinados profissionais. No Sul, há cursos de produção de vinhos, móveis e jóias enquanto em Minas Gerais, há os de cafeicultura e cachaça. Em Mato Grosso, existem os de processamento de carnes, e na Bahia, de processos químicos. Já no Amazonas, os cursos são para a mão-de-obra dos sistemas de navegação fluvial.

Data: 01/08/2006