Inpe completa 45 anos

Com uma homenagem ao seu primeiro diretor, Fernando de Mendonça, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do MCT, marca as festividades do seu 45º aniversário nesta quarta-feira. A solenidade também homenageia os servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de atividades no Instituto. Na mesma oportunidade também serão homenageados os servidores que tiveram destaque nas carreiras de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão.

Nesses 45 anos, o Instituto conquistou reconhecimento ímpar na área de pesquisas em Ciências Espaciais e Atmosféricas e no desenvolvimento e operação de sistemas para o setor espacial.

A homenagem que a atual direção do Inpe presta ao ex-dirigente Fernando de Mendonça - que esteve à frente do Instituto de 1961 a 1976 - é o reconhecimento a um dos principais responsáveis por colocá-lo na privilegiada posição que hoje ocupa.

O Inpe começou no dia 3 de agosto de 1961, com a criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Gocnae), que em 1963 passou a ser chamado Cnae (Comissão Nacional de Atividades Espaciais).

Em 1971, a Cnae é extinta e cria-se o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), vinculado então ao CNPq/MCT.

Orquestra

Para festejar seus 45 anos, o Inpe programou uma série de atividades para seus colaboradores e familiares. Entre elas, um concerto da Orquestra de Sopros Brasileira, de Tatuí, regida pelo maestro Dario Sotelo.

No programa, composições de Tchaikovsky (Capricho Italiano), Mozart (Abertura da Ópera "As Bodas de Fígaro"), Hudson Nogueira (Senzalas, Maracatus e Quilombos), Ricardo Silva (Abertura Popular nº 1) e Charles Rochester Young (Aço Temperado). A apresentação será na quinta-feira, às 20 h, no ginásio da ADC/Inpe.

Data: 02/08/2006