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Tripulação de navio polar brasileiro bate recorde antártico em cinco meses

Navegou 14.532,2 milhas náuticas e realizou 140 horas de vôo em operações aéreas com seus dois helicópteros. Uma expedição brasileira nunca tinha feito tanto

O navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, bateu um recorde de viagem a Antártica na Operação Antártica 24. Zarpou do RJ em 21 de outubro de 2005 para a Antártica e só retornou em 7 de abril de 2006.

A viagem antártica durou cinco meses e 17 dias, tendo navegado 14.532,2 milhas náuticas e realizado 140 horas de vôo em operações aéreas com seus dois helicópteros.

Esse foi o recorde de viagem de um navio brasileiro a região polar Sul e mais de 20 anos de presença brasileira na região.

Para comemorar esse feito foi realizado um sessão solene no auditório Nelson Carneiro, da Assembléia Legislativa do Estado do RJ, no dia 1º de agosto, com início as 18h.

Os 78 tripulantes, entre oficiais e praças, do navio, foram homenageados com uma moção de louvor e reconhecimento pelo feito, proposto pelo deputado Adroaldo Peixoto (PSC). Durante o evento forma expostos, em bandejas, dois pedaços de gelo antártico, trazido pelo navio em sua última missão.

Na composição da mesa estavam presentes o deputado, o comandante do navio Capitão de mar e guerra Parente, o representando diretor do Departamento de Hidrografia e Navegação almirante Paulo César, capitão de mar e guerra Pêgas, o diretor do Grupo de Navios Hidroceanográficos, capitão de mar e guerra Leandro e o físico do Observatório Nacional - Marcomede Rangel.

Mais de 70% da tripulação estiveram presentes, alguns com seus familiares. Na platéia também estiveram presentes alguns pesquisadores que participaram da missão como a bióloga Eliane Alves dos Santos e a veterinária Ângela Tinoco Pessanha.

O comandante do navio Ary Rongel, Parente, prestou uma homenagem, com diploma do navio, ao deputado Adroaldo Peixoto, ao assessor do gabinete Francisco César Martins e a Marcomede Rangel, que sugeriu e assessorou o evento.

Este esteve embarcado em outubro passado no navio, realizando palestras e lançado seu segundo livro sobre o tema antártico "Brasil na Antártica, mais de vinte anos no mundo gelado", editado em 2005.

Nas apresentações foram destacados a importância da solenidade e a justa homenagem aos tripulantes. Foi feito também um histórico do Programa Antártico Brasileiro e mais de vinte anos e a necessidade de uma maior divulgação para a população da importante pesquisa científica que o Brasil vem realizando na região polar Sul do planeta Terra.

Durante a Operação Antártica 24, o navio Ary Rongel, prestou apoio logístico no abastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) aos pesquisadores possibilitando o desenvolvimento de vários trabalhos de pesquisa científica, coordenados pelo Ministério da C&T (MCT) e o CNPq.

Um outro trabalho realizado pelo navio foi o apoio na Antártica aos programas polares da Bulgária, Alemanha, Argentina, Chile, Polônia, Argentina e Equador, aumentando nossa cooperação internacional.

O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel - H-44, da Marinha do Brasil, é o ex-Polar Queen, com 75 metros de comprimento, que foi comprado pela Marinha do Brasil em 1994, tendo recebido esse nome como uma justa homenagem ao Almirante Ary dos Santos Rongel (1897-1978).

Foi construído pelo estaleiro George Eides Sonner A/S, de Hoylandsbygd, na Noruega, como navio de pesquisas para operar em gelo fragmentado para a empresa G. C. Rieber Shipping A/S, de Bergen.

Entrou em serviço em 22 de janeiro de 1981, para missões polares. Em 19 de abril de 1994 foi adquirido pela Marinha do Brasil, sendo incorporado em 25 de abril de 1994.

A primeira viagem, com bandeira brasileira começou em 3 de novembro de 1994, na Operação Antártica XIII, substituindo o navio pioneiro Barão de Tefé.

O navio opera com dois helicópteros do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e mergulhadores da Força de Submarinos. Recebe ainda visitação, principalmente quando viaja a outras capitais.


Data: 03/08/2006