PSS 2007 da UFPB não oferecerá vaga para graduação de Educação Artística

O curso de Educação Artística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai deixar de existir. A partir da próxima edição do Processo Seletivo Seriado (PSS 2007) não serão mais oferecidas vagas para novos alunos. Os que já estão cursando, no entanto, podem permanecer até a conclusão ou migrar para os cursos de Teatro e Artes Visuais – grande novidade do Campus I, em João Pessoa.

Segundo
o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins, a proposta partiu da coordenação do curso de Educação Artística. O pedido foi enviado à Pró-Reitoria de Graduação e, em seguida, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) da instituição. Para o curso de graduação em Teatro, serão oferecidas 30 vagas para o semestre letivo 2007.1, no período da tarde.

Os candidatos poderão optar entre as duas habilitações existentes: Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro. O bacharel em Teatro terá o título de ator. Já o licenciado sairá professor. O coordenador do curso, Guilherme Schulze, disse que as duas habilitações vão oferecer a mesma base para os estudantes. A partir do 5º semestre, os estudantes poderão seguir a opção desejada.

“Será uma base forte tanto na prática como na teoria. Educação Artística forma professores, mas não dá essa base que iremos dar por meio do Bacharelado”, afirmou Schulze. O corpo docente do curso vai ser formado por professores do Departamento de Artes Cênicas, a maioria mestres e doutores em áreas diversas, principalmente Teatro.

Guilherme Schulze disse que o plano de migração para os estudantes que desejam mudar de Educação Artística para Teatro ou Artes Visuais será elaborado pelo colegiado do curso após o PSS 2007, que ocorre nas seguintes datas: provas da 1ª série: 26 de novembro; provas da 2ª série: 27 de novembro; provas da 3ª série: 20 e 21 de dezembro de 2006. “A nossa recomendação para quem está perto do fim do curso de Educação Artística é que termine”, revelou Schulze.

Já o curso de Artes Visuais terá duas habilitações: Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Teoria e Crítica de Arte. Quem optar pela Licenciatura poderá ser professor em escolas, universidades ou instituições do terceiro setor. Os bacharéis terão como opções as carreiras de crítico ou produtor de arte, ou ainda o trabalho em instituições culturais.

Segundo uma das professoras do curso, Lívia Marques Carvalho, que é doutora em Artes pela USP, os alunos vão ter aulas teóricas e práticas sobre todas as modalidades de artes que têm a visão como “principal sentido” a ser estimulado, a exemplo de pintura, escultura, fotografia, desenho, cerâmica, gravura e instalação. Serão oferecidas 20 vagas, no Campus I, em João Pessoa, no turno da tarde.

Data: 04/08/2006