Biodiesel: Esperança de dias melhores - Artigo de Ariosto Holanda

"O programa do biodiesel é irreversível. A dificuldade que a gente enfrenta é que ele seja um programa de inclusão social; que não siga a linha do Pró-Álcool, que foi um programa de exclusão social"

Ariosto Holanda - Engenheiro civil, professor universitário, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará e é deputado federal (PSB)

O presidente Lula, ao lançar o projeto do biodiesel, disse que não vão faltar recursos para a agricultura familiar e para as miniusinas. Lula citou o Bndes, Basa, BNB e Banco do Brasil ao anunciar que os bancos de desenvolvimento vão ser acionados para a garantia de financiamento.

Todavia, o Bndes já financiou R$ 250 milhões para investimentos em biodiesel para São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Aqui eu cobro dos nossos bancos de desenvolvimento: o que já investiram no Nordeste?

A situação internacional em relação ao petróleo, por conta das guerras na região do Oriente Médio, acarreta elevação constante dos preços do combustível fóssil. Como o Brasil importa cerca de 4 bilhões de litros por ano de diesel do petróleo, esta elevação de preços onera a nossa balança.

Daí, o biodiesel surge como uma alternativa de substituição de importação. Mais do que isso, de geração de empregos no campo, já que ele é oriundo das nossas oleaginosas como mamona, soja, girassol, dendê, pinhão manso e outras.

Um dos maiores benefícios do biodiesel é a inclusão social que ele promove por meio da geração de emprego e renda no campo. Outro aspecto a ser considerado refere-se à menor agressão ao meio ambiente decorrente do uso de biocombustível. São emitidos menos enxofre e dióxido de carbono na atmosfera.

O Ministério da Ciência e Tecnologia já aprovou as nossas emendas para instalação das miniusinas de Piquet Carneiro, pronta para inaugurar, Limoeiro do Norte, Russas, Aracoiaba e Itapipoca.

Com a participação dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social, empunhando a bandeira do biodiesel como instrumento de inclusão social, está se realizando o sonho que venho alimentando há muitos anos. Tenho certeza de que, com o apoio do Dnocs, vamos provar para o país que a ação em cima do pequeno é a que produz resultados, porque distribui renda.

A miniusina mostra que é perfeitamente possível fazer com que o pequeno produza esse combustível do futuro, que tem como maior defensor o presidente Lula. O programa do biodiesel é irreversível. A dificuldade que a gente enfrenta é que ele seja um programa de inclusão social; que não siga a linha do Pró-Álcool, que foi um programa de exclusão social.

Data: 07/08/2006