topo_cabecalho
Agência de fomento para pesquisa em saúde não tem data para ser implantada

A idéia de se criar uma agência de fomento específica para a área de pesquisa em saúde no Brasil vem sendo discutida desde 2004, quando ocorreu a 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Passados
dois anos, o Ministério da Saúde (MS) voltou a colocar a criação do órgão em pauta no último mês de julho, por ocasião da 58ª Reunião Anual da SBPC. Mas a proposta parece ainda não estar amadurecida.

Suzanne Serruya, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do MS, afirmou, em entrevista ao Gestão C&T online, que não há uma data prevista para que o projeto seja concretizado. Ela ressalta que a implantação da agência depende "da estabilização da estratégia de fomento e do volume de recursos para pesquisa em saúde".

Nos últimos anos, a parceria entre o MS e o MCT tem aplicado um volume crescente de recursos para executar a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS). Mesmo com o crescimento na aplicação de recursos e consolidação da parceria entre as pastas de Saúde e Ciência e Tecnologia, a única certeza sobre a agência de fomento é de que ela seria vinculada ao MS e não faria concorrência aos dois principais órgãos federais de fomento à C&T.

 "A agência do Ministério da Saúde executaria todas as atividades que atualmente estão em andamento no Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). Não haveria nenhum tipo de concorrência com as agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (o CNPq e a Finep), e, a princípio, não existe previsão para a concessão de bolsas por essa possível nova agência", adianta Serruya.


Data: 09/08/2006