Pesquisadores discutem sobre Rede Geoma

Representantes do Inpa, Inpe, Museu Goeldi, Ibama, entre outras Instituições, participam nesta quarta-feira de oficina sobre a Rede Geoma e suas implicações na Amazônia

A partir desta quarta-feira acontece no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) uma oficina de trabalho e planejamento sobre a Rede Geoma organizada pelo pesquisador Mário Cohn-Haft, da Coordenação de Pesquisas em Ecologia do Instituto.

O evento teve início às 9h e vai até a sexta-feira (11/8), no auditório do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - Projeto LBA/Inpa - localizado no Campus II.

Cohn-Haft explicou que a inciativa está ligada a apresentação do projeto, por ele coordenado, intitulado "Biodiversidade do Interflúvio Madeira-Purus". De acordo com ele, o projeto faz parte da Rede Geoma, idealizada em 2001 e com decreto de criação assinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em 2004.

Além do Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) também estão envolvidos nas ações da Rede.

"Sucintamente, a Rede Geoma ajudará a projetar uma modelagem capaz de entender o meio ambiente em diferentes escalas geográficas na Amazônia. Dentro da Rede, existe um componente de pesquisa chamado 'Estudo da biodiversidade amazônica'. É dentro dele que é desenvolvido esse projeto", revela o pesquisador.

A extensão territorial existente entre os rios Madeira e Purus (chamada de interflúvio), localizada no Sul do Amazonas, foi escolhida como objeto de estudo por se tratar de uma área que ainda resguarda uma biodiversidade intacta. Inclusive, estudos preliminares já revelaram a possível descoberta de novas espécies de animais.

Antes desconhecida, atualmente, a região já é alvo de muitos projetos em desenvolvimento. O motivo: sua proximidade com a BR-319 (Manaus-Porto Velho), cujo anúncio de revitalização feito no ano passado têm gerado discussões acirradas envolvendo diversos setores da sociedade. Esse fato tem preocupado cientistas e pesquisadores da área, que buscam meios de manter a área em seu estado natural.

"Procuramos contribuir na formulação de políticas públicas para o uso da terra, com base em informações ecológicas. De modo que o processo de ordenamento das áreas seja feito calcado em conhecimentos científicos gerados sobre a localidade", destaca Cohn-Haft.

Na oportunidade, estará presente o Dr. Peter Toledo, diretor da Rede Geoma, que participará das discussões de amanhã (10/08) e da sexta-feira.

Data: 09/08/2006